Programação é promovida pela Prefeitura do Recife e contará com palestras, exposições, oficinas e apresentações culturais
Junho, o Mês do Meio Ambiente, terá uma extensa programação de eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura do Recife. A abertura acontecerá nesta segunda-feira (5), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Museu do Forte das Cinco Pontas, às 9h. A programação será promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e seguirá o tema indicado pela ONU: “soluções para a poluição plástica”, com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.
O evento começa com a palestra sobre o projeto de extensão do Laboratório Misto Internacional Tapioca (LMI-TAPIOCA) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que terá como tema: “Desafios e soluções: o papel dos diferentes atores no controle à poluição plástica”, com os palestrantes Guilherme Ferreira e Latifa Pelage. Os participantes também poderão conferir a exposição de artesanato com material plástico da colônia de pescadores e catadores de Brasília Teimosa.
Já na quarta-feira (7), às 9h, o Forte das Cinco Pontas receberá a palestra e exposição – Tubarões, do Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin (NEA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sendo vinculado aos Laboratórios de Etologia de Peixes, de Oceanografia Pesqueira e de Tecnologia de Pesca (LEP/LOP/LATEP). As atividades do NEA começaram a ser desenvolvidas a partir dos incidentes com tubarões no litoral pernambucano, os quais suscitaram a necessidade de informar adequadamente à população sobre os riscos reais desse tipo de incidente, os cuidados necessários para evitá-los e a grande importância desses animais para o ecossistema marinho e a consequente necessidade de conservar as suas populações.
As atividades continuam na quarta-feira (14) com a palestra: “Educação ambiental com jogos – Da teoria à prática”, que acontecerá às 14h na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bloco G1, auditório 510. No dia 20 de junho acontecerão três palestras no Museu do Forte das Cinco Pontas. A primeira, terá como tema “Brincando com os ODS’s e Ressignificando o Plástico”. Nesta palestra será apresentado como o Setor de Sustentabilidade da Secretaria de Educação do Recife tem contribuído para mitigar os impactos ambientais causados pelos resíduos.
Depois vem a palestra “Plástico Precioso”, que vai abordar o projeto homônimo, que tem como objetivo a geração de renda e capacitação profissional dos moradores da Comunidade do Pilar, ao mesmo tempo que contribui para a criação de um mundo mais sustentável. Outra opção será o vento: “Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade”, que vai apresentar sobre a produção/criação de recursos didáticos de geometria e/ou artes que utilizem meios de aproveitamento de plástico já utilizado como forma de mitigar o danos ambientais do lixo provocado por esse produto petrolífero. No mesmo dia também vai acontecer a oficina de Produção de Carteiras com Tecido Plástico, que vai ensinar a produzir carteiras com sacolas de supermercado que iriam ser descartadas. Paralelo a essas atividades também haverá exposições de produtos do Projeto Plástico Precioso e de Móveis e Jogos Sustentáveis.
“Nosso objetivo, ao longo do mês, é celebrar e fazer ações voltadas para a sensibilização e viabilidade da agenda ambiental no município. É trazer várias oportunidades de aproximação das pessoas para entender a complexidade e a importância da preservação ambiental e da poluição plástica. Além disso, também estamos alinhando várias atividades com os diversos setores da sociedade e vamos levar uma programação para as comunidades”, revela o secretário-executivo de Gestão e Controle Ambiental, Jefferson Maciel.
Além disso, serão realizadas atividades educativas em alguns bairros do entorno das Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), envolvendo instituições locais e atividades diversas de arte educação.
O Jardim Botânico do Recife (JBR) também vai promover ações para celebrar o mês do Meio Ambiente. O equipamento ambiental vai oferecer aos seus visitantes atividades a partir do dia 06 de junho. A programação vai contar com roda de diálogo “”repensando o consumo dos objetos plásticos”; Exposição: “Produção, uso e descarte do plástico”; Exposição: “Arte Sustentável” do artista plástico Alexandre Almeida; Palestra: “Poluição por microplásticos em áreas de manguezais”, com os pesquisadores do CETENE; Caminhada ecológica – A trilha do plástico, dentre outras ações. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com todas as atividades gratuitas. O EcoNúcleo do Parque da Jaqueira também oferecerá programação especial, refletindo sobre o uso do plástico na sociedade. Nos finais de semana de junho, das 9h às 16h, serão realizadas atividades como: esquete teatral, oficina de palhaçaria e conversa sustentável com ventríloquo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Dia: segunda-feira (5)
Hora: 09h às 12h
Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n – São José)
09h – Abertura
10h – Palestra: Projeto Tapioca “ Desafios e Soluções: O Papel dos Diferentes Atores Controle à Poluição Plástica”
Palestrantes: Dr. Guilherme Ferreira e Dra. Latifa Pelage
Exposição de artesanato com material plástico da colônia de pescadores e catadores de Brasília Teimosa
Quarta-feira (7)
Hora: 09h às 12h e 14h às 17h
Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n – São José)
09h/14h- Palestra e Exposição – Palestra e exposição – Tubarões, do Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin (NEA).
Palestrantes: Mariana Azevêdo
Quarta-feira (14)
Hora: 14h às 17h
Local: UNICAP- BLOCO G1
Palestra: Aprendizagem Baseada em jogos. Educação Ambiental com Jogos – Da Teoria à Prática
Palestrante: Daniel Nipo
Terça-feira (20)
Hora: 09h às 12h
Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n – São José)
09h-Palestra: Brincando com os ODS’s e Ressignificando o Plástico
Palestrante: Djanice Leonardo
09h30- Oficina de Produção de Carteiras com Tecido Plástico
Responsáveis: Letícia Teixeira, Maria Clara
10h -Palestra Plástico Precioso
Palestrante: Letícia Teixeira
10h30 -Palestra: Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade
11h – Palestrantes: Sandra Melo, Moises Coelho, Túlio Seabra, Iving Leonardo, Deleon Buarque, Tássio Melo, David Gadelha
Exposições de Móveis e Jogos Sustentáveis/ de produtos do Projeto Plástico Precioso/ Clube de Mães Mulheres Criativas e Cooperativa dos Catadores