Três unidades de Olinda foram cadastradas e trarão benefícios ao município
Publicado por: Redação da Secom, em: 31/05/23 às 16:17
Olinda recebeu uma boa notícia nesta quarta-feira (31). Três Unidades de Conservação do município tiveram aprovação no Cadastro Nacional do Ministério do Meio Ambiente. Os locais são: Horto D’el Rey, Mangue de Santa Teresa e Nascentes da Zona Rural. Os dois primeiros foram catalogados como Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, já o último se enquadra como Área de Proteção Ambiental – APA.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
O Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC) é um instrumento legal que estabelece normas e orienta como fazer a gestão das Unidades de Conservação (UC). As Unidades de Conservação municipais são importantes para manter o equilíbrio ecológico das cidades, garantindo o verde urbano para gerações futuras.
Estes locais contribuem também para processos de educação ambiental para a conservação da biodiversidade de forma integral envolvendo à comunidade na qual está inserida, promovendo a melhoria da qualidade de vida de toda população por meio dos serviços ecossistêmicos.
As Unidades de Conservação também contribuem para este bem estar da população. O contato com árvores, praias e rios, o canto de pássaros e a observação da paisagem e dos animais permitem a diminuição da sensação de estresse e o aumento da predisposição para caminhar e fazer outros exercícios. Reforçam também a vontade de compartilhar todas essas sensações com outras pessoas. Tudo isso é importantíssimo para saúde física e emocional do ser humano.
Você precisa fazer login para comentar.