Objetivo da Caisan/Recife é garantir a intersetorialidade nas ações acerca do combate à fome. O comitê retorna com ampliação de sete para 19 representações . (Foto: Inaldo Menezes/PCR)
Com o intuito de reforçar o comprometimento na luta contra a fome, a Prefeitura do Recife, retoma as reuniões da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife) com maior número de componentes, de sete para 19. A Caisan integra o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife e está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. A reunião de retorno da câmara intersetorial aconteceu nesta terça-feira (30), no Forte das Cinco Pontas.
A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou desta primeira reunião e reforçou a importância do retorno do comitê. “A reestruturação da Caisan, e sua atuação, serão fundamentais para pensarmos em políticas públicas que, de fato, visem a segurança alimentar e nutricional da nossa população, especialmente daquela mais vulnerável. O esforço da Prefeitura do Recife de forma transversal, envolvendo todas as secretarias, demonstra como essa pauta é prioritária para a nossa gestão”, afirmou Isabella.
Para Ana Rita Suassuna, um dos principais objetivos da Caisan, neste retorno, é assegurar a intersetorialidade das ações de combate à fome. “É muito importante a gente restabelecer a Caisan porque é dela que as políticas públicas de segurança alimentar do Recife vão ser estruturadas, sobretudo, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Nas reuniões mensais, iremos dialogar sobre essa perspectiva e sobre as demais políticas públicas intersetoriais vinculadas a essa temática“, reforçou a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife.
A Caisan é um órgão deliberativo, de caráter executivo, que tem como finalidade a promoção da intersetorialidade das políticas públicas, dos programas e das ações governamentais. As reuniões acontecerão mensalmente para articular atividades desenvolvidas entre os diversos setores municipais que visam garantir o Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal.
Ao todo, fazem parte da Caisan/Recife 13 secretarias e seis órgãos municipais, totalizando 19 representantes. Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, também estão na Caisan/Recife a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria de Esportes, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Saneamento, Secretaria de Governo, Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital,
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Segurança Cidadã, Conviva Mercados e Feiras, Emprel, URB, Emlurb, Procon e Guarda Municipal.
A reestruturação e ampliação da Caisan representa mais um passo nos esforços e compromissos da Prefeitura do Recife com a população na garantia do DHANA, resultando em uma grande aliança com foco nos grupos socialmente mais vulneráveis à insegurança alimentar e nutricional. O mais recente equipamento da rede municipal de segurança alimentar e nutricional é o Banco de Alimentos, inaugurado em abril de 2023. O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.