O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou em Estágio de Alerta às 5h50 desta quarta-feira (24). Isso indica que o volume de chuvas em decorrência das condições meteorológicas já provoca ocorrências em diversos locais, impactando a rotina da cidade. A previsão de tempo indica possibilidade de chuvas moderadas no Recife nas próximas 24 horas. As equipes municipais estão mobilizadas e monitorando a situação. As aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e a população deve procurar sair de casa apenas em caso de necessidade.
Nas últimas 6h, foram registradas chuvas que chegaram a 75,85 mm na estação pluviométrica do Pina, o equivalente a quase 23,06% da média histórica de todo o mês de maio, que é de 328,90mm. A Defesa Civil recebeu 6 chamados no período, referentes a pedidos de vistoria e colocação de lona, nenhum deles com gravidade. O pico da maré é às 6h45.
A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.
Até o momento, o COP registrou os seguintes pontos de alagamento:
– Av. Dr. José Rufino
– Av. Mal Mascarenhas de Moraes
– Rua Emílio Monteiro Fonseca
– Av. Eng. Abdias de Carvalho
– Rua Antônio de Castro
– Br 101 Rod. Gov. Mário Covas
– Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista central)
– Rua Imperial
– Rua Motocolombó
– Rua da Paz
– Av. Caxangá
– Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista lateral)