recife-marca-presenca-no-1°-encontro-do-programa-turismo-futuro-brasil

Recife marca presença no 1° Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil

A Prefeitura do Recife participa da missão técnica, entre 10 e 12 de maio, em Curitiba-PR. O encontro reúne os 12 destinos selecionados pelo Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Entre os dias 10 e 12 de maio, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, estará presente no 1o Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil. Durante o evento, que acontece em Curitiba (PR), os representantes das doze cidades participantes assinarão o Termo de Compromisso para que os destinos conheçam as iniciativas do Destino Turístico Inteligente (DTI) das cidades. Na agenda institucional, a gestão municipal será representada pela secretária executiva de Lazer, Planejamento e Gestão da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Jardim.

O Programa Turismo Futuro Brasil é realizado a partir da parceria entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como objetivo principal fomentar as diretrizes de um DTI, como acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e criatividade, entre outros. A participação no encontro é uma oportunidade para que os gestores municipais compartilhem os pontos focais do programa de cada destino e possam entender o desenvolvimento do trabalho de um Destino Turístico Inteligente em Transformação e em conjunto possam traçar melhores estratégias para seus destinos e realizar a troca de informações e boas práticas.

O selo do DTI em Transformação foi oficializado ao Recife em 2022 e torna a cidade um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, se comprometendo com pilares que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores e na experiência dos turistas.

No modelo adaptado à realidade brasileira são trabalhados nove pilares dentro do DTI: governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação. Entre os objetivos principais de um destino turístico deve estar oferecer uma experiência mais enriquecedora para quem o visita e, ao mesmo tempo, garantir que os impactos positivos do turismo tragam benefícios para a vida dos cidadãos.

As cidades convocadas para o Programa Turismo Futuro Brasil contarão com o apoio de uma consultoria externa que, em parceria com representantes dos setores público e privado e do terceiro setor desses municípios, irá desenhar e/ou atualizar suas estratégias de desenvolvimento turístico.

Dentro do Programa, serão construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação. Todo o trabalho será uma construção conjunta com as cidades, para que as ações de fato atendam às diferentes realidades locais e tenham continuidade ao longo do tempo.

About Redação

Veja também

Depois de Valdemar Costa Neto, Bolsonaro tira Gilson de tempo e ironiza candidatura de seu filho em Pernambuco. “Vou botar ele na cota da diversidade”

Em mais um episódio que movimentou os bastidores da política nacional, o ex-presidente Jair Bolsonaro …