sancionada-nova-lei-do-sic

Sancionada nova lei do SIC

Após consulta pública pela internet e debate no Conselho Municipal de Política Cultural, a Prefeitura do Recife apresentou Projeto de Lei à Câmara, onde o tema voltou a ser discutido, também recebeu contribuições e foi aprovado como lei, agora sancionada pelo prefeito, atualizando mecanismos desta que é a principal ferramenta de fomento cultural da gestão municipal (Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR)

Depois de assegurar a retomada do mais importante mecanismo de fomento à produção e realização cultural mantido pelo poder público municipal, que no atual edital recebeu o maior investimento da sua história, a Prefeitura do Recife dá mais um importante passo no sentido da valorização e reforço do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), como instrumento estratégico da gestão cultural na cidade. Após análises e contribuições do Conselho Municipal e poder legislativo, precedidas por uma consulta popular que levou ao Projeto de Lei, foi sancionada a nova Lei do SIC, de nº 19.052, que revoga e atualiza a legislação original, instituída em 1996. A sanção foi publicada no Diário Oficial do último sábado (29).

A reformulação do SIC foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura, com significativas contribuições da sociedade civil, via consulta popular virtual, além de discussões no Conselho Municipal de Política Cultural e na Câmara Municipal. Mantendo inalterados os princípios norteadores do Sistema de Incentivo, a nova lei promove ajustes nos mecanismos de fomento estabelecidos, trazendo conceitos mais claros e definidos sobre os sistemas de incentivos culturais tratados, modernizando e simplificando sua execução administrativa e jurídica.

As principais atualizações dizem respeito à atribuição de atividades e responsabilidades da Secretaria de Cultura, à administração dos recursos do Fundo de Incentivo à Cultura e ao formato de avaliação e deliberação de projetos apresentados. Em atendimento a uma demanda revelada nas escutas virtuais, outra novidade implementada pela Lei foi a inserção de novas linguagens entre as contempladas e previstas:  Design e Moda e Artes Culturais Integradas e Arte e Tecnologia. Sobre a regularidade do SIC, a legislação que acaba de ser sancionada reafirma ainda o compromisso de editais anuais, nas duas modalidades de incentivo: o fundo (com investimento direto) e o mecenato.

“Assumimos o compromisso de fortalecer o SIC. Hoje não temos apenas um recorde em investimento e no número de projetos inscritos, passamos a ter – a partir do próximo edital – um sistema mais funcional e efetivo, atento às necessidades do Recife de hoje e enxergando o futuro, numa cidade que reconhece na cultura uma de suas principais marcas e vocações, inclusive na sua dinâmica social e econômica”, afirma o secretário de Cultura Ricardo Mello.

O SIC, ressalta o secretário, é uma das principais bases da política pública de cultura do município, por ser um instrumento de fomento efetivo, contemplando as mais diversas manifestações do amplo e rico ambiente cultural do Recife. “O título de Cidade Criativa, pela Unesco, reafirma nosso propósito de investir sempre na democratização do acesso ao fazer cultural, o que também fortalece o acesso a bens culturais pela população, incrementando a dinâmica social, econômica e, evidentemente, cultural da nossa cidade. São muitas as linguagens presentes, é imensa a cadeia produtiva que pode ser alcançada, por isso queremos um SIC cada vez maior, acessível e plural”, conclui Mello.

Para além das inovações legais, o SIC também está cheio de novidades na prática e, em breve, também nas ruas da cidade. Os editais 2021/2022, que executarão um orçamento de R$ 12 milhões, o maior já anunciado para o Sistema, também atingiram a maior quantidade de inscritos já registrada, um total de 1084 projetos habilitados para a etapa de avaliação artística, que está em curso neste momento. As programações ganham as ruas do Recife a partir do próximo semestre.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …