Vereador Paulo Muniz apresenta Programa Cavalo de Lata, projeto de lei garante a substituição de veículos de tração animal por tração mecânica

Sucesso em outros municípios brasileiros, este projeto de lei garante a substituição de veículos de tração animal por tração mecânica. Com o objetivo de conceder conforto e segurança para as famílias que dependem do recolhimento e reciclagem de resíduos sólidos na cidade do Recife, Muniz (Solidariedade) submeteu o projeto na Casa José Mariano. Como observado pelo parlamentar, desde 2013, o então prefeito Geraldo Júlio promulgou uma lei que proíbe veículos de tração animal no município, mas por falta de fiscalização, não é essa a realidade recifense.

O vereador aponta que “se não aceitamos que um cavalo carregue cargas excessivas, não podemos aceitar pessoas realizando o mesmo trabalho. Caminhando quilômetros e quilômetros por dia, puxando uma carroça. Nossa ideia é aliar a tecnologia ao nosso favor. Colocar bicicletas ou veículos elétricos acoplados às carroças”. Para isso, Muniz propõe que a prefeitura realize um cadastro social dos condutores de veículos de tração animal, catadores e recicladores, crie um cronograma para a substituição gradativa desses equipamentos e reloque os animais cujos donos não tenham condição de os manter. Chamado de Programa “Cavalo de Lata”, este projeto já foi aprovado em diversas cidades, como: Gravataí-RS, Canoas-RS, Campina Grande-PB, Salvador-BA e Macaé-RJ.

No Recife, a iniciativa irá ser levada para o plenário da Casa José Mariano e encaminhada para às comissões da Câmara do Recife para votação.

Em tempo – É difícil de entender como o ex-prefeito Geraldo Júlio regulamentou a lei de proibição e hoje o atual prefeito João Campos não consegue fiscalizar a atividade com cavalos como tração animal. Diversas câmeras, guardas municipais e de trânsito na rua e ninguém impede a livre exploração desses animais.

About Redação

Veja também

Gilson Machado pressionado pelo PL Nacional

O candidato derrotado do PL à prefeitura do Recife, Gilson Machado, encontra-se em uma situação …