O deputado federal Lula da Fonte visitou nesta segunda-feira, 24, a escola municipal Jornalista Edson Régis em Bonança, distrito da cidade de Moreno. A instituição é uma das escolas do estado de Pernambuco que oferece a segunda merenda aos cerca de 720 alunos do 6º ao 9º ano. As refeições são oferecidas da seguinte forma: antes do início das aulas e no horário do recreio.
Ao lado do prefeito do município, Edmilson Cupertino, o parlamentar destacou a alimentação escolar como parte do processo de aprendizagem e a importância da refeição para o rendimento e desenvolvimento dos alunos. “Nós temos que trabalhar essa pauta em Brasília como uma das prioridades na educação, para que mais escolas de mais municípios pernambucanos e brasileiros tenham direito as duas merendas escolares por turno e nossos alunos tenham maior absorção dos conhecimentos passados nas salas de aula”, explicou o deputado federal Lula da Fonte.
A segunda refeição foi implantada no município de Moreno através do PL 4265/2021 do deputado federal Eduardo da Fonte, que tem como objetivo ofertar duas refeições aos estudantes da educação básica e pública. As merendas devem estar regulamentadas dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Vamos nos unir e trabalhar no que for preciso para aprovarmos outros projetos tão importante quanto esse para o povo pernambucano”, acrescentou Lula da Fonte.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA
A oferta da segunda refeição aos estudantes da rede pública amplia, consequentemente, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
“A ampliação do PAA é uma das minhas principais lutas. O programa compra o excedente do pequeno agricultor familiar e redistribui em ONGs, instituições carentes, escolas e entre outros. São alimentos orgânicos, saudáveis, com valor nutricional que oferecem qualidade a quem consome. Ganha o trabalhador rural e os nossos alunos”, explicou o deputado federal, Lula da Fonte.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação