Olinda reforça as ações da Operação Inverno 2023
Trabalho preventivo está focado na prevenção de riscos, novas intervenções e segurança da população
Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 20/04/23 às 21:26
A Prefeitura de Olinda já está nas ruas, executando ações da Operação Inverno 2023. O foco está no trabalho preventivo nos locais de risco, coibindo acidentes; além das intervenções de drenagem, sanando pontos de alagamentos. A força-tarefa inclui a construção de muros de arrimo e uma série de investimentos, incluindo localidades como Caixa D’Água, Águas Compridas, Córrrego do Abacaxi, Córrego do Abacate, Alto Nova Olinda, Passarinho e Alto da Bondade, sempre de olho na segurança e qualidade de vida da população.
As equipes de instalação de lonas plásticas seguem a meta de cobrir, nesta edição, um perímetro de mais de 600 mil metros quadrados. Até o momento, 190 mil metros já foram cobertos, o que corresponde a média de 25 campos de futebol. O plano especial de contingência em Olinda monitora cerca de 50 polos, considerados prioritários. A cidade possui mais de 120 locais elencados como zona de risco, entre baixo e alto. “O nosso propósito é de otimizar os recursos e conseguir ações efetivas com mais celeridade. As equipes foram reforçadas, além da ampliação de investimentos, sempre pensando no bem-estar dos cidadãos”, reforçou o prefeito, Professor Lupércio.
O processo conta com mais de 200 profissionais, veículos e maquinário, incluindo a instalação das lonas e o corte de vegetação que possa facilitar a movimentação de barreiras. Entre os segmentos de engenharia, já em execução, estão os processos de pedra e tela argamassada e o solo grampeado. As medidas vêm sendo acompanhadas pelos moradores de logradouros como as ruas Jangada e Antônio Valença, em Caixa D’Água; Avenida da Saudade, no Guadalupe; Rua e Travessa São José do Egito, no Alto da Mina; Rua Espinheiro, no bairro da Cidade Tabajara; as ruas Londres, Bermudas e da Linha no Alto da Bondade; e as ruas Divisa e Malásia, em Sapucaia.
A macrodrenagem será levada aos 27 canais da cidade, mobilizando retroescavadeiras, caminhões-caçamba e trabalhadores nas atividades de macro e microdrenagem, o pacote inclui a limpeza de canaletas e galerias em todos os bairros. Além disto, intervenções serão executadas em diversas ruas, fazendo a instalação dos sistemas de drenagem. As iniciativas promovem, ainda, a orientação da população, com o cadastro para recebimento de avisos e alertas de desastres, e campanhas educativas, ampliando o dialógo com as lideranças comunitárias. O corpo técnico conta com engenheiros, arquitetos, geólogos, assistentes sociais e demais agentes.