comerciantes-recebem-treinamento-em-primeiros-socorros-do-samu-do-ipojuca

Comerciantes recebem treinamento em primeiros socorros do SAMU do Ipojuca

A manhã desta terça-feira (18) foi voltada para prevenção e medidas protetivas para trabalhadores ipojucanos dos diversos segmentos do comércio. Em alusão ao Abril Verde, mês de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipojuca promoveu um treinamento em primeiros socorros. As atividades foram ministradas pelo SAMU, no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, Ipojuca Centro.

A ação começou com uma ginástica laboral, com uma série de exercícios de curta duração, que envolveu técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Segundo os educadores físicos, a prática ajuda a diminuir doenças e agravos relacionados ao trabalho como Lesões por Esforços Repetitivos, LER, e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, DORT. “Um momento como esse é gratificante, pois possibilita que os trabalhadores tenham um espaço para aprender e reciclar novas técnicas”, relatou Danilo Santana, representante do Conselho Municipal de Saúde do segmento dos usuários.

“Além de falar da importância do SAMU, o seu fluxo de atendimento, e a sua demanda do atendimento, hoje orientamos e ensinamos como proceder diante de possíveis ocorrências que podem acontecer no dia a dia, como engasgos, quedas, crises convulsivas, epilépticas, paradas cardíacas e os desmaios que são as coisas mais comuns”, explicou a coordenadora de enfermagem do SAMU Ipojuca, Dulci das Candeias. Para a diretora de vigilância em saúde, Juliana Serafim, o Abril Verde é uma forma de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do funcionário através da implementação de medidas que favoreçam o trabalho seguro e saudável. “Um momento como esse tem um alcance muito importante, pois, além dos trabalhadores serem treinados, eles também levam esse conhecimento para o dia a dia”, disse.

Crédito das fotos: Micaio Santos e Beatriz Bandeira/ Secom

Fonte: Prefeitura do Ipojuca

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …