Ao todo, mais de 90 agentes de trânsito e transportes, além de funcionárias do órgão participaram de uma roda de conversa sobre assédio sexual. A programação foi realizada em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para todas as mulheres, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria da Mulher do Recife (Semul), promoveu uma palestra com o tema “Elas fazem parte do trânsito – dentro e fora dele, todas merecem respeito”. No evento, estiveram presentes o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, e a secretária executiva da Mulher, Janaína Granja.
Na ocasião, o público discutiu temas como os sinais de relacionamento abusivo (que podem ser o ciúme excessivo, abuso verbal, comportamento controlador e o rápido envolvimento amoroso), a tipificação da violência doméstica (entre física, psicológica, sexual, moral e patrimonial). “Esse é um momento importante para mostrar às mulheres que o ambiente de trabalho deve ser um local seguro para elas. Especialmente no que diz respeito às agentes de trânsito, que ocupam um espaço majoritariamente masculino”, destacou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
A secretária executiva da Mulher, Janaína Granja, destacou a importância da parceria entre a CTTU e a Secretaria da Mulher. “Essa parceria é de extrema importância porque precisamos fortalecer a mensagem de que as mulheres podem estar onde quiserem, seja no trânsito, nos seus ambientes de trabalho ou na sua casa”, disse.
MÊS DA MULHER – Durante o mês de março, a CTTU realizou uma campanha de conscientização contra o machismo nos ambientes de mobilidade urbana, trazendo temáticas como o assédio sexual nos transportes públicos e por aplicativo, assim também como o respeito às mulheres pedestres e ciclistas. Para isso, foi lançado o Pequeno Manual Prático de Como não ser um Babaca no Trânsito, em parceria com a Secretaria da Mulher. Além disso, foi promovida, também, uma live com análises estatísticas sobre o deslocamento das mulheres no Recife. De acordo com a Pesquisa Origem e Destino de 2018, as mulheres representam 54,18% dos deslocamentos realizados a trabalho. Ainda assim, somam apenas 19,7% das pessoas entre os ciclistas. No que diz respeito aos ônibus, as mulheres são 63% das passageiras. Em táxis e transportes por aplicativos também são maioria 73,34% e 51,8%, respectivamente. Quanto aos carros particulares, as mulheres representam 52,23% das viagens.
IGUALDADE DE GÊNERO – Em 2021, o Recife passou a ser a primeira capital a adotar a paridade de gênero na composição do secretariado. Na gestão de mobilidade, as mulheres chegam a ser maioria no Recife, com um quadro institucional no qual mais de 70% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Esse posicionamento levou à implantação de projetos de mobilidade que favorecem diretamente as mulheres ao mexerem, também, na ocupação do espaço urbano e atraírem pedestres e ciclistas aos locais que antes tinham espaço apenas para os veículos. Com o aumento de pessoas na região, existe, também, o aumento da segurança pública. Outro diferencial são as políticas de mobilidade voltadas para a primeira infância, que dão segurança viária aos responsáveis pelas crianças mais novas, em sua maioria, mulheres. A Zona 30 da Ilha do Leite, por exemplo, proporcionou ampliação da área de pedestres e implantação de uma nova rota cicloviária nas proximidades de escolas no bairro. Foi implantado, também, um redesenho urbano no entorno da Praça de Campo Santo, em Santo Amaro, que beneficiou a travessia de pedestres estudantes da área. Na proximidade de parques como o da Jaqueira e o Treze de Maio foram implantadas novas ciclofaixas e, ainda, redesenho urbano com adequação de velocidade regulamentada nas vias do entorno. Esses projetos contemplam crianças e seus responsáveis e garante o fomento à mobilidade ativa desde a infância.
Secretaria da Mulher do Recife – A Política Municipal para a Mulher é realizada de forma transversal, orientada pela concepção da intersetorialidade e complementaridade, através de diversas políticas públicas, a exemplo da política municipal da Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, de Empreendedorismo, dentre outras. A Secretaria da Mulher desenvolve seus programas, projetos, serviços e ações específicas distribuídas na sua estrutura organizacional entre a Gerência Geral de Promoção da Cidadania e Direitos da Mulher e a Gerência Geral de Desenvolvimento Sustentável e Inovação para a Igualdade de Gênero. Estas duas áreas de trabalho planejam e executam suas atividades em eixos de atuação – prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, formação para a igualdade de gênero e fortalecimento socioeconômico da mulher.
Serviço
Centro de Referência Clarice Lispector:
Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. Equipe multidisciplinar atende mulheres vítimas de violência doméstica e/ou sexista.
Atendimento 24h
Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector
Avenida Recife, nº 3585, Ipsep. Equipe multidisciplinar atende mulheres vítimas de violência doméstica e/ou sexista.
Atendimento: Segunda a Domingo, das 7h às 19h
Salas da Mulher:
Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Dom Helder Camara. Equipe faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.
Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago:
Rua Carapeba, 426. (Ao lado da Igreja Católica de Brasília Teimosa). Espaço de gestão compartilhada entre a Secretaria da Mulher do Recife e a Secretaria da Mulher de Pernambuco. O serviço presta atendimento, acolhimento e orientação às mulheres por meio da equipe multidisciplinar. O centro também oferta cursos de formação, oficinas, palestra e rodas de diálogos.
Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:
Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107
Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138.