redistribuicao-e-menos-desperdicio:-banco-de-alimentos-e-novo-equipamento-da-cidade-na-luta-contra-a-fome

Redistribuição e menos desperdício: Banco de Alimentos é novo equipamento da cidade na luta contra a fome

O Banco de Alimentos da Prefeitura do Recife é um espaço que recebe doações de alimentos e as distribui para equipamentos municipais e instituições parceiras (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Com o objetivo de reforçar a luta contra a fome e a redução do desperdício de alimentos, o Recife passa a contar um novo equipamento municipal que irá operar como central de arrecadação e distribuição de alimentos. Trata-se do Banco de Alimentos do Recife, que está localizado dentro do Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque. O espaço funciona das 8h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. Com a integração de um Banco de Alimentos à rede municipal de segurança alimentar e nutricional, a Prefeitura do Recife reforça o compromisso com a promoção do Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal.

O Banco de Alimentos é um equipamento coordenado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, viabilizado graças ao retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), anunciado recentemente pelo Governo Federal. O espaço está preparado para receber doações e repassá-las Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social  (CREAS), Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e casas de acolhimento institucional. Posteriormente, será lançado um edital para cadastrar as organizações da sociedade civil que atendam pessoas em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, para que também se beneficiem das doações feitas ao Banco de Alimentos do Recife.

Um dos propósitos do Banco de Alimentos é arrecadar alimentos da rede alimentícia que seriam descartados por não possuir valor comercial, adquirir alimentos da agricultura familiar e centralizar as doações de alimentos não-perecíveis feitas pela sociedade civil. No espaço, a equipe analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades que, por sua vez, estarão responsáveis por distribuir os insumos à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias em vulnerabilidade. O novo equipamento municipal reforça a rede de segurança alimentar e nutricional do Recife, somando-se aos demais equipamentos já existente, são eles: os restaurantes populares Naíde Teodósio e Josué de Castro, a Cozinha Comunitária do Gurupé e as cozinhas das casas de acolhimento institucional.

DOAÇÕES – O Banco de Alimentos da Prefeitura do Recife pode receber doações de insumos como frutas, verduras, hortaliças, itens de cesta básica, carnes congeladas, polpas de frutas e outros. Interessados em fazer doações e população em geral podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com. O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …