Nos mais diversos regulamentos de campeonatos de futebol, um dos benefícios oferecidos aos clubes de melhor aproveitamento é o poder de jogar em casa nas partidas decisivas. Tanto no Campeonato Pernambucano como na Copa do Nordeste, esse critério é utilizado. Trunfo que o Sport terá na semifinal do Estadual, por ter encerrado como líder da primeira fase, e no duelo da volta da decisão regional, contra o Ceará, também em relação ao desempenho inicial. E se tem algo que os rubro-negros podem comemorar em 2023 é essa vantagem. Afinal, na Ilha do Retiro, ninguém tem rugido mais que o Leão.
Em 12 jogos atuando em seus domínios, o Sport somou 11 vitórias e um empate. Aproveitamento de 94,4%. O único jogo a não sair vencedor de campo foi justamente quando não estava em casa, na Ilha do Retiro, mas sim na Arena de Pernambuco, no empate em 0x0 com o Santa Cruz, pela Copa do Nordeste.
Vale citar que, na decisão regional diante do Ceará, o Leão ainda não descartou a possibilidade de repassar o jogo da volta, até então marcado para ocorrer na Ilha do Retiro, para o palco de São Lourenço da Mata.
Ao todo, o Sport marcou 35 gols em casa, sofrendo apenas três. Em nove ocasiões, não foi vazado. Na frente, o artilheiro na Ilha do Retiro em 2023 é o meia Luciano Juba, com sete gols, seguido pelo centroavante Vagner Love, com seis. Jorginho marcou cinco vezes, enquanto os zagueiros Rafael Thyere e Sabino, além do atacante Edinho fizeram três cada. O trio ofensivo formado por Labandeira, Wanderson e Gabriel Santos tem dois cada, com o volante Fabinho e o lateral-esquerdo Igor Carius tendo um.
Por falar em ótimo desempenho em casa, o adversário do Sport na decisão, o Ceará, não fica atrás. O Vozão tem 100% de aproveitamento jogando em seus domínios, com 10 vitórias. Uma delas, inclusive, diante do Sport, por 3×2, pela Copa do Nordeste. A única derrota sofrida pelo Leão na temporada.
No Pernambucano, o Sport aguarda o vencedor de Petrolina e Santa Cruz, que jogam nesta terça (4), no Paulo Coelho, para saber quem será o adversário na semifinal. O Leão já encarou ambas as equipes como mandante. Diante da Fera Sertaneja, vitória por 2×0. Perante o Tricolor, no Clássico das Multidões, um triunfo por 2×0, na Ilha do Retiro, em duelo válido pelo Estadual, e um empate sem gols, na Arena, pelo Nordestão.
Veja também
FUTEBOL FEMININO Comemoração CBF apresenta novos uniformes da seleção feminina para a Copa do Mundo; veja fotos
Passeio ciclístico da Alepe tem ampla adesão
Fonte: Folha PE