olinda-inicia-dia-m-de-vacinacao-contra-hpv-em-escola-no-bairro-de-jardim-atlantico

Olinda inicia Dia M de vacinação contra HPV em escola no bairro de Jardim Atlântico

Alunos do ensino fundamental, com idades entre 9 e 14 anos, serão contemplados com a ação de atualização da caderneta

Publicado por: Analu Pereira, em: 03/04/23 às 11:36

A Campanha do Dia M de vacinação contra HPV iniciou, nesta segunda-feira (3), na escola da rede municipal Gregório Bezerra, situada na rua Santana, s/n, Jardim Atlântico. A vacina é destinada aos adolescentes de 9 a 14 anos. Denominada de Vacinação Permanente, a atividade de atualização de caderneta da vacina HPV será realizada toda última sexta-feira de cada mês em uma unidade de ensino fundamental I/II do município.

“Fizemos uma campanha junto aos pais para mandarem as cadernetas de vacinação dos filhos para a gente confirmar se ainda está faltando alguma dose da vacina contra HPV. Sabemos que muitos pais e mães trabalham fora e não têm disponibilidade de ir no posto fazer essa atualização. Aqui temos cerca de 200 alunos com essa faixa etária e já vamos ajudar nesse acompanhamento”, reforça Mauriceia Linhares, gestora da escola Gregório Bezerra.

A vacina HPV é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), abrangendo os dois principais tipos responsáveis por câncer de colo do útero e aqueles responsáveis pelas verrugas genitais.

“Iniciamos hoje a campanha aqui na Gregório Bezerra para meninos e meninas de 9 a 14 anos também nas escolas. Lembrando que são apenas duas doses com intervalo de seis meses. Se a criança ou adolescente nessa faixa etária já tiver tomado, não precisa repetir. Na última sexta-feira do mês de abril iremos levar a equipe de vacinação a outra escola do município para continuar reforçando a prevenção do HPV”, destaca Clara Pires, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Olinda.

A Secretaria de Saúde acrescenta ainda, que a vacina HPV está disponível em toda rede de Atenção Básica e Policlínicas de Olinda, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.

A medida é fruto de uma reunião do Grupo de Trabalho da Saúde, promovida pela Superintendência de Imunização Estadual, que envolve as gerências regionais de Educação e Secretarias Municipais.

Fotos: Alice Mafra / Prefeitura de Olinda

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …