Interditado no início da manhã da quinta-feira (30), o Túnel Felipe Camarão, localizado no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife, deve seguir bloqueado nesta sexta-feira (31), segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A via, que sofre com problemas recorrentes no sistema de drenagem, ficou alagada e fechada para a passagem de veículos após as chuvas que afetaram a capital pernambucana na noite da última quarta (29) e na madrugada da quinta.
A estrutura do túnel, cuja administração é de responsabilidade do Governo do Estado, apresentou falhas no funcionamento das bombas hidráulicas, que deveriam realizar a drenagem do equipamento em dias nos quais o acúmulo de água é maior que o normal. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pela gestão das vias públicas no estado, técnicos vinculados ao órgão visitaram o túnel na quinta-feira, mas o problema não foi resolvido.
Em nota, o DER afirmou que bombas hidráulicas móveis foram instaladas para realizar a drenagem do local. No entanto, mesmo após a instalação dos aparelhos, que deveriam atuar de forma temporária, o túnel permaneceu alagado.
Questionado pela reportagem, o DER afirmou que novas vistorias serão realizadas na sexta-feira (31) para a identificação da causa do não funcionamento das bombas hidráulicas. Até o fechamento desta edição, não havia previsão oficial sobre quando o túnel seria liberado.
Sistema de drenagem do túnel apresenta problemas, diz DER
Alagamentos no local já provocaram morte
Os alagamentos no Túnel Felipe Camarão, também conhecido como Túnel do Jordão, já causaram acidentes fatais. Em agosto de 2022, uma idosa de 80 anos morreu afogada na via. Na ocasião, o trecho estava alagado por causa das chuvas que afetam o Recife e pelo mau funcionamento do sistema de drenagem. A mulher, que dirigia um Honda Fit, tentou atravessar a via e ficou submersa. Os bombeiros resgataram o corpo e o veículo ficou virado com as rodas para cima.
Na época, o túnel havia sido interditado semanas antes do incidente por problemas de infiltrações causados por problemas de drenagem. No mesmo ano, em março, outra interdição por alagamento foi registrada.
Em 2021, também houve ao menos duas obstruções da via por alagamento. Em abril e em setembro, em decorrência da forte incidência de chuvas e de problemas elétricos no sistema de drenagem, o túnel ficou obstruído e a passagem foi bloqueada.
Veja também
Estados Unidos LUTOTrump se torna o primeiro presidente dos EUA indiciado
Jovem é morta a facadas em São José do Egito; autora do crime é uma adolescente de 15 anos
Você precisa fazer login para comentar.