projeto-para-criancas-autistas-de-olinda-vira-modelo-para-pernambuco

Projeto para crianças autistas de Olinda vira modelo para Pernambuco

O NIDI começou atendendo 80 crianças, hoje já são 165

Publicado por: Redação Secom, em: 30/03/23 às 12:50

O Núcleo Infantil de Integração, da Secretaria de Esportes e Juventude de Olinda, vai virar modelo para todo estado de Pernambuco. Na manhã desta quinta-feira (30.03), a deputada estadual Socorro Pimentel (União BR) esteve no espaço, que funciona na Vila Olímpica de Rio Doce, e confirmou que pretende replicar o equipamento em outras cidades.

“É um espaço muito importante para as famílias de crianças com autismo e gostaria de replicar isso em outros municípios. Vimos todo envolvimento das pessoas que trabalham aqui e esse é o segredo do sucesso da Prefeitura de Olinda”, elogiou.

O secretário de Esportes e Juventude de Olinda, Sérgio Santos, explicou que outros representantes da sociedade já estiveram no NIDI em busca de informações sobre o funcionamento, e isso é o resultado de esforço da Gestão em atender uma demanda que vem crescendo nos últimos anos. “Já recebemos vereadores de outros municípios querendo levar essa ideia para suas cidades. Um estudo feito nos Estados Unidos apontou que a cada 36 crianças nascidas, uma é autista. Esse número já foi 44”, explicou.

O Núcleo de Olinda funciona com uma equipe integrada, que oferece fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e psicomotricidade. Isso sem contar com a prática esportiva, com aulas de judô, karatê e natação. Os atendimentos começaram em maio do ano passado, com 80 crianças. Hoje já são 165.

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …