Outra ação de destaque será o Prêmio Semeadores das Políticas Públicas da Juventude (PPJs), que acontecerá na Casa Zero às 19h. O evento irá premiar pessoas, grupos e instituições que se destacaram no município no diálogo sobre as Políticas Públicas de Juventude.
Confira abaixo a programação completa da 6ª Semana da Juventude do Recife, com o tema “Construído caminho para a participação juvenil”:
● Domingo (26/03)
14h – Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down – Ação aberta ao público na Avenida Rio Branco, bairro do Recife.
Evento em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down. Será uma tarde multicultural com apresentações e muita diversão.
● Segunda-feira (27/03)
9h30 – Arena de direitos: Construindo caminhos para participação juvenil – Escola Municipal Vila Sésamo – Rua Vale do Cariri, 290, UR 05/Ibura.
Roda de diálogo com estudantes sobre os 11 direitos da juventude, tendo como estratégia a participação juvenil para acessar o sistema de garantia de direitos.
14h – Oficina sobre CredPOP e cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) – Organização Coque Conecta – Rua do Maruim, 65, São José.
● Terça-feira (28/03)
9h30 – Arena de direitos: Construindo caminhos para participação juvenil – Escola Municipal Cícero Franklin de Cordeiro – Rua Felipe dos Santos, s/n, UR-5/Ibura.
Roda de diálogo com estudantes sobre os 11 direitos da juventude, tendo como estratégia a participação juvenil para acessar o sistema de garantia de direitos.
10h – Prevenção e educação em saúde para juventude em situação de rua – Parque Treze de Maio – Rua Mamede Simões, 111, Boa Vista.
Distribuição de kits de saúde bucal e de prevenção para ISTs com os jovens em situação de rua.
18h – Mutirão Jovem da Iputinga – Ação aberta ao público na Escola Municipal Diná de Oliveira – Rua São Mateus, s/n, Iputinga.
Testagem e aconselhamento para ISTs, vacinação, oficina de turbante e roda de diálogo sobre saúde, violências e enfrentamento ao racismo. Participação do grupo de educadores da GESTOS – Soropositividade, Comunicação e Gênero.
● Quarta-feira (29/03)
09h – Palestra de Orientação profissional – Escola Técnica Estadual Miguel Batista – Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487, Macaxeira.
Diálogo com estudantes sobre como acessar a agência de empregos do Recife
10h – “Partiu pra gerar no profissional” – EREM Engenheiro Lauro Diniz – Praça Marechal Soares D’Andrea, Ipsep.
Orientação para estudantes sobre como construir o próprio currículo e como se apresentar em entrevistas de emprego.
19h – Prêmio Semeadores das Políticas Públicas da Juventude (PPJs) – Casa Zero – Rua do Bom Jesus, 237, bairro do Recife.
Premiação de pessoas, grupos e instituições que se destacaram por sua atuação no diálogo sobre as PPJs.
● Quinta-feira (30/03)
10h – Diálogo com Jovens Aprendizes da Prefeitura do Recife – Caixa Cultural – Av. Alfredo Lisboa, 505, bairro do Recife.
Bate papo com os jovens aprendizes sobre o Estatuto da Juventude e visita guiada na Caixa Cultural.
14h – Reunião do Grupo de Trabalho (GT) Juventude Negra por Direitos – Prefeitura do Recife.
Identificar demandas e definir plano de trabalho para 2023.
19h – Diálogo sobre juventude Negra e racismo religioso na saúde – Ação aberta ao público no Armazém do Campo – Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônio.
Encontro com jovens das religiões de maior expressividade no culto afro-brasileiro, como o candomblé, a umbanda e a jurema, para discutir estratégias de combate ao racismo religioso na saúde.
● Sexta-feira (31/03)
09h30 – Arena de direitos: Construindo caminhos para participação juvenil – EMTI Maria Sampaio de Lucena – Rua Santa Maria Madalena, 112, Cohab/Ibura).
Roda de diálogo com os estudantes sobre os 11 direitos da juventude, tendo como estratégia a participação juvenil para acessar o sistema de garantia de direitos.
15h – Roda de prevenção combinada e testagem para ISTs – Ação aberta ao público na Livroteca Brincante do Pina – Rua Artur Lício, 291, Comunidade do Bode, Pina.
18h – Oficina Juventudes por Direitos – Casa Zero – Rua do Bom Jesus, 237, bairro do Recife.
A ação será realizada com os estudantes do Programa Conexões Periféricas