neste fim de semana Os agentes da Vigilância Ambiental da cidade farão a inspeção dos locais para identificar possíveis criadouros de Aedes aegypti. Além disso, em Passarinho, haverá aplicação raticida em pó e parafinado para o combate dos roedores (Foto: Ikamahã/PCR)
Nestes sábado (25) e domingo (26), a Prefeitura do Recife vai promover mais um mutirão de prevenção das arboviroses. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde municipal irão visitar mais de 4,6 imóveis nos bairros da Várzea, na Zona Oeste da cidade, Passarinho, na Zona Norte, e Ibura, na Zona Sul. A ação, que vai ocorrer das 8h às 13h, levará orientações para a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, em Passarinho também haverá ação de desratização em 800 imóveis.
No sábado, os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar 3.863 imóveis na Várzea, Passarinho e Ibura. Já no domingo, 750 pontos serão inspecionados no Ibura. As áreas escolhidas para ação, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), apresentaram um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.
Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a eliminação mecânica dos focos, bem como aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. Os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. Os agentes ainda farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida.
Além disso, no sábado, no bairro de Passarinho, terá ação de desratização em 800 imóveis com aplicação de raticida em pó e parafinado no combate aos roedores. Os agentes também realizarão o trabalho de sensibilização e conscientização da população quanto às medidas sanitárias importantes para manutenção do ambiente limpo e livre de ratos.
Entre as orientações passadas pelos profissionais durante a desratização estão: a forma correta de acondicionamento do lixo gerado pelas barracas da orla; evitar deixar restos de alimentos nos bancos ou calçadas; e não fazer o descarte de objetos sem uso que possam servir de abrigo para os ratos.
BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Você precisa fazer login para comentar.