Um homem de 28 anos foi preso suspeito de integrar um esquema criminoso com um falso fiscal da Prefeitura do Recife que aplicava golpes na capital pernambucana.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, o suspeito, que não teve o nome divulgado, inventava irregularidades e ameaçava embargar a construção de um imóvel em obras no bairro de San Martin, na Zona Oeste do Recife.
“A vítima era sempre importunada por dois suspeitos, um deles era o motorista do carro e o outro usava uma farda da prefeitura. O preso foi o motorista. A polícia ainda não sabe se o outro é um servidor público ou se usava a farda para parecer ser um servidor”, informou o delegado Ernesto Novaes.
Após intimidar o dono da residência em construção, o criminoso pediu dinheiro em troca da liberação da obra no local e da não aplicação de uma suposta multa. De acordo com a PCPE, a vítima, acreditando que estava regularizando a obra, chegou a enviar R$ 3.500 via Pix para a conta do falso fiscal.
O motorista suspeito foi preso em flagrante no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife, no último dia 17 de março, no momento em que receberia um novo pagamento de R$ 900.
A polícia interceptou a entrega do envelope com o valor e prendeu em flagrante o homem, que já possui condenação por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
Ele é motorista de aplicativo e confessou que era contratado por um indivíduo que se apresentava com fardamento da prefeitura e o convenceu a receber valores em seu próprio nome.
Segundo o suspeito, ele sacava o dinheiro e repassava para esse segundo suspeito, ainda não identificado, ganhando uma pequena comissão em dinheiro.
O esquema descoberto revelou que o caso não foi pontual e que a quadrilha agiu em outros pontos da cidade, fazendo outras vítimas. Agora, a polícia investiga outros possíveis envolvidos no crime.
O motorista preso passou por audiência de custódia e teve a prisão preventiva decretada. Ele foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife.
Veja também
Diplomacia AcidenteBiden visita Canadá e deve fazer anúncios sobre Haiti, imigração e economia
Pelo menos 34 migrantes desaparecem em naufrágio na costa da Tunísia