secretaria-de-saude-do-recife-realiza-balanco-para-avaliacao-de-uso-de-ferramentas-para-deteccao-e-resposta-as-emergencias-em-saude-publica

Secretaria de Saúde do Recife realiza balanço para avaliação de uso de ferramentas para detecção e resposta às emergências em saúde pública

REDCap e Métrica 7-1-7 foram utilizados durante o Carnaval do Recife para a coleta de dados em tempo real, gerando relatórios informatizados com informações de todos os serviços de saúde (Foto: Divulgação/SESAU)

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizou, nesta semana, um encontro para debater as “Lições aprendidas com uso do REDCap e da aplicação da Métrica 7-1-7”. Durante o evento, que aconteceu na Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, estavam presentes os setores da Sesau que utilizaram as ferramentas durante o Carnaval da cidade, além de representantes da Vital Strategies Brasil e do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde.

O REDCap é uma ferramenta que permite o registro de dados em tempo real e automatização das análises. Durante o período de Carnaval da cidade, que aconteceu em fevereiro, fizeram uso desse instrumento, o Samu Metropolitano do Recife, as upinhas da Rede de Atenção Básica, os Serviços de Pronto Atendimento, maternidades, equipes de redução de danos, da Estação Bem-estar, da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, além da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“Todos os setores avaliaram como positivo o uso dessa ferramenta, que permitiu, em primeiro plano, diminuir o uso de papel nos processos de trabalho, e, principalmente, que pudéssemos analisar os dados de forma mais ágil, facilitando assim a tomada de decisões em tempo oportuno. No próximo Carnaval, serão feitos alguns ajustes em formulários de coleta e essa ferramenta deve continuar a ser utilizada. Inclusive, o seu uso será expandido para áreas que este ano não utilizaram”, relata a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath.

Esse encontro ainda permitiu a reavaliação dos critérios para aplicação das Métricas 7-1-7 no contexto de grandes eventos. Atualmente, o Recife é o único município do Brasil a participar desse estudo enquanto instrumento de preparação de respostas para emergências de saúde pública. “A partir da experiência exitosa que estamos tendo aqui no município, a Vital Strategies pretende ampliar seu uso para ser testado em outras cidades do Brasil”, reforçou a gerente de Programas da Vital Strategies, Sofia Reinach.

As métricas são uma proposta da organização Resolve to Save Lives como nova meta global para avaliação do tempo de identificação, notificação e resposta a emergências em saúde pública, sendo aliadas na prevenção de epidemias. Segundo a métrica, os surtos/emergências de saúde devem ser identificados em sete dias, notificados às autoridades em um dia e, finalmente, devem ter uma resposta estruturada em outros sete dias.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …