Fruto da articulação entre a Prefeitura do Recife, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil, a Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo promoverá a exibição gratuita e aberta ao público de quatro longas: “La vida era eso”, “Josefina”, Crónica de una tormenta” e “Una vez más”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Na próxima semana, entre os dias 20 e 22, o Recife confirmará suas conexões com a cultura espanhola, celebrando um intercâmbio que vai ser coisa de cinema. Numa articulação entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil, o Cineteatro do Parque receberá a Mostra de Cinema Espanhol Contemporâneo, com a exibição gratuita e aberta ao público de quatro filmes que oferecem um generoso, fidedigno e imperdível panorama da produção audiovisual espanhola da atualidade.
Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes de cada sessão, cujos horários variam entre 16h45 e 19h (vide serviço). Serão apresentados quatro longas durante a Mostra, todos lançados entre os anos de 2019 e 2021: “La vida era eso”, “Josefina”, Crónica de una tormenta” e “Una vez más”. Os filmes são todos inéditos na cidade. O Teatro do Parque, equipamento cultural gerido pela Prefeitura do Recife, que reúne uma raríssima combinação de atributos históricos e técnicos, assegurando passado e futuro à cultura recifense, fica na Rua do Hospício, nº 81, no Bairro da Boa Vista.
A programação cultural da Mostra da próxima semana é um desdobramento da adesão do Recife à rede Cidades Cervantinas, que reúne destinos de todo o mundo, articulados pelo governo espanhol para celebrar e difundir a obra de Miguel de Cervantes, um dos mais importantes autores da literatura mundial. A capital pernambucana foi a primeira e segue sendo a única cidade brasileira a integrar a rede, que existe desde 2017 e conta com 28 cidades na Europa, África e América.
A Rede tem como propósitos favorecer a integração entre os lugares ligados pela vida e pela obra de Cervantes; a promoção de atividades conjuntas que possibilitem um maior desenvolvimento de suas comunidades, em nível educacional, cultural, turístico ou econômico; e a difusão da vida e da obra do autor, por meio de programas específicos, que podem ou não ser partilhados pelas diferentes cidades, com o objetivo de fazer de Cervantes um eixo de desenvolvimento social e cultural mundo afora.
Confira os detalhes da programação:
MOSTRA DE CINEMA EsPANHOL CONTEMPORÂNEO
PROGRAMAÇÃO
SEGUNDA (Dia 20)
19h – La vida era eso
2020, 109 min
Diretor: David Martín de los Santos
Sinopse: Num hospital, na Bélgica, os destinos de María e Verónica cruzam-se. As duas imigrantes espanholas se encontrarão fugindo de diferentes crises: María na onda migratória de 1970 e Verônica tentando escapar da falta de perspectivas para a juventude atual. Um vínculo se estabelece entre elas e, após um acontecimento inesperado, María partirá em busca da família de Verónica, numa Espanha muito diferente daquela que abandonou e na qual se reencontrará com o que havia deixado pendente.
TERÇA (Dia 21)
19h – Josefina
2021, 90 min
Diretor: Javier Marco
Sinopse: Juan, um agente penitenciário, observa silenciosamente, todos os domingos, a visita de Berta, mãe de um dos presos. Para se aproximar dela, comete o desatino de se fazer passar por pai de uma suposta detenta: Josefina. A necessidade de preencher o vazio em que vivem leva Juan e Berta a continuarem se encontrando, a despeito da realidade que os cerca.
QUARTA (Dia 22)
16h45 – Crónica de una tormenta
2020, 85 min
Diretora: Mariana Barassi
Sinopse: Maca, uma profissional que não acredita em hierarquias no trabalho, compete com Vargas, um jornalista manipulador, para conseguir o cargo de diretor de um importante jornal. Na noite em que Antonio, o atual diretor, conta a Maca sobre o processo de seleção, ambos terminam trancados no jornal por uma forte tempestade.
19h – Una vez más
2019, 111 min
Diretor: Guillermo Rojas
Sinopse: April volta para casa para o funeral de sua avó e, ao reencontrar sua antiga vida, começa a pensar em recuperar tudo o que deixou para trás, quando partiu para o exterior em busca de um futuro.