PUBLICIDADE
O poeta repentista Luciano Leonel está celebrando ‘bodas de prata’ com a poesia popular. A programação contará com um grande encontro unindo versos e melodias. Além do aniversariante, participarão do evento os violeiros Hipólito Moura, André Santos, Sebastião Dias. A apresentação será comandada por Iponax Vila Nova.
A alguns dias do encontro, o poeta não esconde sua expectativa. “A arte da cantoria está na essência da minha vida. Celebrar esta data tão especial ao lado de quem ama e valoriza nossas tradições será um momento inesquecível”, declara o artista, emocionado. “Quero passar mais outras décadas produzindo, promovendo e divulgando nossa cultura”, complementa Luciano Leonel.
A festa acontecerá neste sábado (18), a partir das 20h, na Chopperia e Petiscaria Sabor do Agreste, no município de Riacho das Almas. Seguindo o modelo tradicional, o público solicitará motes, temas e canções aos cantadores. A cantoria será “de bandeja”, utensílio estrategicamente utilizado para a plateia colaborar com o cachê dos artistas.
Trajetória
Nascido em 1980 em Cachoeirinha-PE, mas criado em São Caetano, Luciano Leonel despontou para a cantoria de viola desde a infância, quando assistia aos duelos de cantadores na sua região. Realizou sua primeira cantoria na cidade de Bonito, no dia 7 de março de 1998, tendo como parceiro de dupla o poeta Luiz Andrade.
Por três vezes, entre 2000 e 2003, conquistou o 1º lugar nas primeiras edições do Festival da Nova Geração (Fenoger), evento que põe em disputa os novos talentos da cantoria. A partir de então, tornou-se um dos nomes mais consagrados da viola, convidado a participar de inúmeros festivais e cantorias. Inclusive, participou de todas as edições do Desafio Nordestino de Cantadores, uma maratona de viola que percorria estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal. O cantador também integrou o elenco do festival alusivo aos 50 anos de arte de Ivanildo Vila Nova, considerado o maior gênio vivo do repente nordestino.
Leonel também é promovente de eventos, ampliando e formando novos públicos para a tradição. O repentista ainda comandou vários programas em emissoras de rádio em Caruaru e região, junto a nomes como Raimundo Caetano, Rogério Meneses, Ivanildo Vila Nova, Valdir Teles e Heleno Severino (os dois últimos, em memória).
Fonte: Prefeitura de Caruaru