Todo mundo sabe que São Paulo é plural e tem grandes opções de entretenimento, seja shows, peças, musicais, a cidade não para e tem uma agenda frenética que nem todo mundo consegue acompanhar. Como as peças ficam em cartaz por longa temporada, segue então uma dica bem bacana pra quem está programando viagem pra terra da garoa e que tá causando maior bla blá blá na cidade, entre os admiradores da Arte. É a peça “A Herança”, grande sucesso na Broadway e premiada com 4 Tony Awards, incluindo Melhor Peça, que teve sua primeira versão encenada em palcos brasileiros, no último dia 9 de março, no Teatro Vivo, na cidade de São Paulo. O ator Bruno Fagundes e o diretor Zé Henrique de Paula são idealizadores e produtores do projeto, que também terá Reynaldo Gianecchini, Marco Antônio Pâmio, Rafael Primot e André Torquato nos papéis principais, além de uma participação especial de Miriam Mehler. A montagem colocará em pauta uma discussão entre gerações sobre pertencimento, amadurecimento e amor – com a temática LGBTQIAPN . Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Foto Divulgação: Hudson Rennan (cedida pela Assessoria de Imprensa do espetáculo)
A peça ainda conta no elenco com Cleomácio Inácio, Davi Tápias, Felipe Hintze, Gabriel Lodi, Haroldo Miklos, Rafael Américo e Wallace Mendes. Ao todo, são 12 atores que se revezam na interpretação de 25 personagens. A tradução também será de Zé Henrique de Paula, que já comandou obras de grande sucesso nos últimos anos, como “Dogville”, “Chaves, O Musical” e “Sweeney Todd”. A direção de produção é assinada por Carlos Martin. “Tenho o costume de participar de projetos contestadores, ou que dessem um sentido maior à nossa profissão. No caso desta peça, os dois motivos são unidos, pois além de propor reflexões super pertinentes, também pode aquecer o coração do público, com uma história carregada de afeto e amor, que tanto precisamos em nosso país”, reflete Zé. Bruno afirma que logo de cara se encantou pelo texto, escrito pelo norte americano Matthew Lopez, ao assistir a encenação na Broadway pela primeira vez, em 2019. “Fiquei obcecado pela peça e lutei para que os brasileiros conhecessem esta história”, afirma o ator. O texto original (“The Inheritance”) foi considerado pelo jornal inglês The Telegraph, “o texto de teatro mais importante do século 21”. Já Gianecchini destaca: “Fiquei apaixonado pelo texto logo na primeira leitura. Todas as cenas da peça são profundas, ou engraçadas, ou tragicômicas, ou extremamente emocionantes, mas tudo é interessante e potente”, enfatiza.
Foto Divulgação: Hudson Rennan (cedida pela Assessoria de Imprensa do espetáculo)
Enredo
No Brasil, a peça tem início quando Eric (Bruno Fagundes), prestes a ser despejado de seu apartamento, se aproxima de Walter (Marco Antônio Pâmio) e Henry (Reynaldo Gianecchini) na tentativa de se compreender durante a turbulenta ascensão de seu recém noivo, Toby, (Rafael Primot) à fama. Porém, quando Adam (André Torquato) surge em suas vidas, três gerações colidem e redefinem suas concepções sobre amor, afeto, perda, saudade e amizade. “Depois de quase três anos desafiadores por conta da pandemia, finalmente poderemos fazer esta adaptação e nossa expectativa é que o público possa se divertir e se emocionar conosco sobre temas tão importantes, principalmente afeto e aceitação”, diz Zé Henrique de Paula.
Rafael Primot e Torquato, que vivem dupla de personagens conturbados, sentem-se extremamente desafiados pelo projeto. “Para além do volume do texto, os personagens são muito dinâmicos e cheios de contradição” diz Rafael Primot; “é um desafio constante de concentração, rigor, atenção, além do preparo físico que a peça demanda”, completa André Torquato. Já Marco Antônio Pâmio, celebra o momento e se entusiasma com o processo. “Estar em cena é sempre um privilégio, ainda mais contando uma história tão pungente ao lado de tanta gente jovem talentosa e cheia de garra. Os dois personagens que interpreto, que funcionam como espécie de condutores da história, são permeados por outras vivências e isso que faz do teatro uma arte completa e viva’’.
Foto Divulgação: Hudson Rennan (cedida pela Assessoria de Imprensa do espetáculo)
A montagem brasileira de ‘The Inheritance’ O formato da montagem também é inédito no teatro brasileiro: uma peça com cinco horas e meia de duração, encenada em dois dias diferentes, denominadas Parte 1 e Parte 2. A história é única, com uma estrutura linear, sendo que nas primeiras semanas do espetáculo em cartaz (09/03 a 16/03), será exibida a parte 1 do espetáculo, e a estreia da parte 2 está marcada para 24/03. A partir daí, a Parte 1 será exibida às quintas e sábados e a Parte 2 será apresentada às sextas e aos domingos, utilizando dois ingressos, respectivamente, para as duas partes.
“Este estilo teatral nos cativou, pois a imersão nos sentimentos e vivências de cada personagem será ainda maior e mesmo com a duração longa, o público terá a impressão de maratonar uma ótima série de streaming”, brinca Bruno Fagundes. Na versão brasileira, 30 figurinos serão assinados por Fábio Namatame (já trabalhou com Claudia Raia em “Crazy For You”), trilha sonora original composta por Fernanda Maia, iluminação por Fran Barros, preparação corporal de Inês Aranha e cenografia também do Zé Henrique de Paula. Todos já trabalharam com ele na equipe de “Chaves – Um Tributo Musical”, um dos musicais mais indicados no Prêmio BIbi Ferreira. Ainda, a direção de arte do cartaz conta com a assinatura de Luciano Schmitz e fotos de Hudson Rennan. “O melhor time foi reunido para mostrar uma história linda e honrar o sucesso absoluto que a peça fez fora do Brasil, com alcance global. Se o público sair do teatro diferente do que entrou, sinto que já teremos atingido nosso objetivo”, finaliza Bruno. A montagem, também, irá promover encontros e recrutamento de estagiários em alguns processos de produção. Interessados poderão acompanhar algumas etapas profissionais da montagem: cenografia, figurino, iluminação, produção, contrarregragem, etc. O projeto, mais uma vez, reforça o Teatro como ambiente democrático, diverso e educativo.
Serviço – A Herança
Foto Divulgação: Hudson Rennan (cedida pela Assessoria de Imprensa do espetáculo)
Estreia: 09 de março de 2023 (parte 1); 24 de março de 2023 (parte 2)
Local: Teatro VIVO – Av. Chucri Zaidan, 2460 – Vila Cordeiro, São Paulo-SP (274 lugares);
Horários: quintas e sábados às 20h (parte 1) ; sextas às 20:00 e domingos às 18h (parte 2);
Observação: do dia 09/03 ao dia 23/03, a parte 1 será exibida de Quinta à Domingo. A
partir do dia 24/03, com a estreia da parte 2, os horários serão os descritos acima.
Temporada: de 09 de março a 30 de abril de 2023;
Sessões duplas: Dias 08/04 e 22/04
– 1° sessão ( Parte 1), às 16h e 2° sessão (Parte 2) às 20h.
Ingressos: R$ 100 (inteira); R$ 50 (meia);
Classificação indicativa: acima de 16 anos.
Sistema de vendas: Sympla
Observação: contém cena de nudez e uso de cigarro.
Instagram: @aherancabr
Formato: A peça é dividida em duas partes, com a seguinte duração: ; Duração da parte 1: 2h e 30min, incluindo 1 intervalo de 10 minutos, exibidas às quintas e sábados; Duração da parte 2: 2h e 30min, incluindo 1 intervalo de 10 minutos, exibida às sextas e domingos;
Bate papo: Aos domingos, após espetáculo, haverá um bate papo informal com a plateia
onde o público terá a oportunidade de fazer perguntas aos atores sobre o tema abordado
no espetáculo.
Ficha técnica
Texto: Matthew Lopez
Direção e Tradução: Z
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Fonte: Folha PE
Autor: Fabiano Antunes
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