A menos de um mês do novo fechamento do espaço aéreo sobre as terras Yanomami, em Roraima, a expectativa da comissão do Senado criada para acompanhar esse caso, é de que todos os garimpeiros sejam retirados da área, a tempo. A informação é do presidente da Comissão, senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Ele ainda esclareceu, que a maior parte já deixou a região.
A comissão deverá ir nos próximos dias à região, fazer diligências tanto na área indígena quando nas unidades de saúde que atendem à população. Esse é um dos focos dos trabalhos que consta do cronograma apresentado – e já aprovado – pelo relator, o senador Dr. Hiran, do PP. Além das diligências, há a previsão de audiências públicas com o Conselho Indígena de Roraima, com o Cimi, que é o Conselho Indigenista Missionário, além do Instituto Socioambiental e representantes da Procuradoria da República no estado.
Foram aprovados, ainda, alguns requerimentos de informação na reunião dessa quarta-feira que definiu o plano de trabalho. São os requerimentos para as audiências públicas e também um que pede ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informações sobre o Fundo Amazônia, sobre a aplicação dos recursos do Fundo lá no Território Yanomami.
A próxima reunião da comissão deverá ocorrer na semana que vem.
Fonte: Agência Brasil