um-dia-apos-incidente-com-tubarao,-praia-de-piedade-tem-pouco-movimento-e-acoes-de-seguranca

Um dia após incidente com tubarão, praia de Piedade tem pouco movimento e ações de segurança

Um dia após o incidente envolvendo um tubarão e um adolescente de 14 anos na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana Do Recife, equipes de segurança fazem rondas para evitar a presença de banhistas nas imediações da igrejinha.

Mesmo com o feriado estadual da Data Magna, celebrado nesta segunda-feira (6), a movimentação na praia onde ocorreu o incidente é baixa. O adolescente teve a perna amputada

Quem optou por aproveitar o feriado no local ficou distante do mar. A promotora de vendas Tatiana Leite, 36, foi a um dos quiosques localizados na faixa de areia e deixou claro que não correria riscos. “É uma situação lamentável. Trata-se de um local perigoso e alguns banhistas não respeitam as recomendações. É triste, mas o que a gente pode fazer é ficar aproveitando aqui das cadeiras”, disse.

Há, ainda, quem cobre um reforço nas sinalizações referentes à proibição dos banhos de mar na região. Para a lojista Mara Perdigão, que frequenta a praia há mais de três décadas, as placas dispostas no calçadão e as bandeiras colocadas na faixa de areia não são suficientes.

“Se um turista para o carro entre uma placa e outra, ela pode entrar no mar sem informação nenhuma. Eu já tive que chamar um casal de estrangeiros que estava dentro da água nessa área e não sabiam de nada”, relata. 

De acordo com a gestão municipal, um efetivo composto por agentes da Guarda Civil de Jaboatão, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atua para reforçar o cumprimento do decreto que proíbe o banho de mar nas imediações da igrejinha.

“Estamos intensificando as ações para garantir o cumprimento do que foi definido pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). Ainda, realizaremos ações de educação ambiental com os banhistas e comerciantes para que novos casos do gênero não voltem a acontecer”, diz Artur Paiva, membro do Gabinete de Emergências da Prefeitura de Jaboatão.

Entenda o caso


O incidente aconteceu por volta das 11h20, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas proximidades da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A vítima, um adolescente de 14 anos, estava na praia acompanhado do tio. 

O rapaz foi retirado do mar pelo tio e resgatado pelo helicóptero do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que socorreu a vítima para o bairro do Derby, na área central do Recife.

No local, uma ambulância de suporte avançado do Samu Recife o aguardava para realizar a transferência para o Hospital da Restauração, também no bairro do Derby.

O local é proibido para banho de mar desde o mês de julho de 2021, após a expedição de decreto municipal, de acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). 

Veja também

About Redação

Veja também

Após derrota em Jaboatão, casal Tércio retoma imagem de Bolsonaro em estratégia para reconquistar eleitorado da direita

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Após um longo período sem qualquer menção ao …