PUBLICIDADE
A Secretaria de Educação de Agrestina implantou a primeira Escola de Tempo Integral (ETI) da Rede Municipal. A Escola Maria Stela Costa Cavalcanti fica localizada em área rural e quilombola e, com o novo sistema de ensino, passa a atender 140 estudantes, do 6° ao 9° ano. Durante acolhida aos pais e educadores, o prefeito, Josué Mendes, anunciou um investimento de 600 mil reais em reforma e ampliação, que irá adequar a instituição ao projeto de Escola de Tempo Integral.
De acordo com a Secretaria de Educação, toda a escola foi preparada para a implantação do sistema de ensino integral. Formações, pesquisa de campo, estágio em ETIs, e adequações dos ambientes fizeram parte da construção do novo formato da escola, que completa 50 anos de fundação em 2023.
Além dos conteúdos que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos terão aulas criativas e dinâmicas, por meio das disciplinas de Estudo orientado; Protagonismo; Projeto de vida; Práticas experimentais; e Pensamento científico.
Segundo a diretora da instituição, Lubia Morais, a implantação do ensino integral foi um presente para a comunidade, que sofre com muitas vulnerabilidades sociais, entre elas, a ausência de projeto de vida para jovens rurais, que em grande parte possuem suas perspectivas de vida reduzidas apenas ao trabalho no campo. “Queremos mostrar aos nossos jovens que eles não precisam abrir mão dos estudos, que eles podem sonhar alto e terem seus sonhos realizados. Eles serão protagonistas do seu projeto de vida dentro de uma escola municipal, rural e quilombola “, disse.
Foto: Jônata Daniel/Decom
Fonte: Prefeitura de Caruaru