Município avança para o 3º lugar entre o grupo da Gerência Regional Metropolitana Norte
Publicado por: Redação da Secom, em: 17/03/22 às 8:44
Por Aline Beltrão
A Secretaria de Educação de Olinda contabiliza a elevação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE) em 2021. Dentre os resultados, o destaque do município foi para as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que durante o período de pandemia, com o ensino remoto, conseguiram aumentar o índice de alfabetização, maior patamar que o considerado essencial para essa etapa de escolaridade.
Durante uma reunião com os profissionais da rede municipal também foi apresentado um estudo comparativo da série histórica da avaliação do SAEPE nos anos de 2018, 2019 e 2020 das redes Estadual e Municipal, detalhando a participação e a proficiência dos estudantes de Língua Portuguesa e Matemática. Com isso, foi realizada uma análise e reflexão sobre os critérios e padrões de desempenho estabelecidos pelas instituições responsáveis.
No encontro estavam presentes a professora e secretária municipal de Educação Edilene Soares, que destacou: “dentre as ações pedagógicas desenvolvidas no ano de 2021, a sistematização do monitoramento as aprendizagens contribuíram efetivamente para a elevação dos indicadores do Ciclo da Alfabetização”. Também estava presente no encontro a professora e secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais, Leydejane Batista, junto com todos os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e assistentes técnicos da Secretaria de Educação.
Ao observar os resultados, a professora e diretora da Escola Municipal Elpídio de França, Alessandra Caneca, comemorou o desenvolvimento dos estudantes das turmas do 2º e 5º ano. “Nossos alunos obtiveram o maior padrão de desempenho de proficiência, Padrão Desejável”, destaca. Em 2017, dentre os 14 municípios da RMR, Olinda encontrava-se na penúltima colocação. Nesse momento, os resultados revelam que dentre os municípios da Gerência Regional Metropolitana Norte, Olinda assumiu a terceira posição. Assim caminha a educação em Olinda, superando-se para garantir o direito do estudante de aprender.
Este slideshow necessita de JavaScript.