alunos-da-rede-publica-municipal-do-ipojuca-lancam-livro-que-resgata-memoria-do-municipio

Alunos da rede pública municipal do Ipojuca lançam livro que resgata memória do município

Um projeto coletivo de autoria de 510 estudantes de 12 escolas da rede pública municipal do Ipojuca culminou, nesta quarta-feira (16), no lançamento do livro “Ipojuca: história que o açúcar conta”. Educação, cultura popular, resgate de memória, valorização da leitura e trabalho em equipe foram as premissas que nortearam o segundo livro lançado pela Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca, desta vez em parceria com o Museu da Pessoa, Instituto Avisa Lá e com o patrocínio da Ultragaz. O evento aconteceu no Centro de Formação dos Professores e contou com a presença da prefeita do Ipojuca, Célia Sales, e da vice-prefeita Patrícia Alves, alguns vereadores, e os homenageados do livro.

“Mais uma vez eu fico muito orgulhosa em ver os nossos alunos, tão novos, lançando um livro tão bonito. Tenho certeza que essa experiência foi de muitos aprendizados e garanto que vocês estão no caminho certo. Um cidadão que gosta de ler, de escrever e que conhece bem a história da sua cidade é um cidadão que está pronto para fazer a diferença”, destacou a prefeita Célia Sales. No total, foram 17 entrevistados pelos estudantes com idade entre 9 e 11 anos que revelam, em pequenos textos construídos coletivamente, histórias de vivência, de superação e de memória de personagens da história do Ipojuca.

Entre as participantes do projeto está a estudante Eloíza Ferreira, de 11 anos, da Escola Municipal Cosme e Damião, no Engenho Cachoeira. A sua turma, entrevistou o morador da localidade muito conhecido, José Antônio dos Santos. “Foi um trabalho de grupo muito legal de fazer, entendendo toda a história de vida dele”, disse a menina. Segundo o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, “para quem trabalha e vivencia a Educação, se discute que os anos de 2020 e 2021 foram perdidos, mas, quando olhamos uma produção desta é uma demonstração clara que não foram. Descobrimos novas formas de aprendizado na escola, e produzimos um material que ficará para a história”. Ainda segundo o gestor o trabalho será disponibilizado para todos que quiserem apreciar a obra literária e um e-book do livro também está sendo produzido para que o acesso também possa ser digital.


Em 2019, 39 alunos, coordenados pelos professores, lançaram o livro “O mostro do Rio Ipojuca” eternizando a lenda da comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu.

crédito das fotos: Aguinaldo Silva / Secom Ipojuca

About Redação

Veja também

Jaboatão: R$ 1 milhão e 648 mil para prefeito e R$ 180 mil para vereador, define TSE

O Tribunal Superior Eleitoral definiu ontem e tornou público, numa portaria, os limites de gastos …