Almir Reis alerta: Se receber mensagem, não faça nenhum tipo de transferência. Foto: Divulgação
Uma nova tentativa de golpe vem sendo aplicada através do aplicativo de mensagens Whatsapp. Os criminosos informam que existem precatórios ou RPVs (Requisições de Pequeno Valor) a serem recebidos. Mas, para isso, é necessário fazer um depósito para liberá-los.
Esses valores vêm de causas ganhas na Justiça contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e geralmente são pagamentos atrasados. A diferença entre eles é o limite de pagamentos. Os chamados RPVs se limitam a 60 salários mínimos, enquanto os valores superiores a isso são denominados precatórios.
Almir Reis, advogado especialista em direito previdenciário e sócio do escritório Reis & Pacheco Advogados, alerta as pessoas que receberem esse tipo de mensagem para não fazer nenhum tipo de transferência e procurar imediatamente um advogado. Ele afirma que não é necessário fazer nenhum pagamento de liberação, pois, ao final do processo, uma conta é aberta em nome da pessoa que ganhou a causa, bastando apenas ir à agência bancária onde foi depositado para resgatar o valor.
15/03/2022 às 15:11 – Da assessoria para o Blog do Andros