venenoso:-peixe-leao-e-encontrado-pela-primeira-vez-na-costa-de-pernambuco

Venenoso: peixe-leão é encontrado pela primeira vez na costa de Pernambuco

Dois peixes-leão foram encontrados por pescadores, neste domingo (26), em Itamaracá. Esta é a primeira vez que a espécie, que é invasora e venenosa, é vista na costa de Pernambuco.

Há registros, desde dezembro de 2020, de peixes-leão que apareceram na Ilha de Fernando de Noronha. Esta foi, no entanto, a primeira vez que a espécie foi identificada na parte continental do estado.

Os peixes foram levados para a Colônia de Pescadores de Itamaracá para serem encaminhados à base municipal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), para estudos. 

A espécie é considerada invasora, porque é nativa dos ecossistemas de recifes do Indo-Pacífico, região que compreende as costas dos oceanos Índico e Pacífico. Venenosos, os peixes-leão podem inocular o seu veneno através dos espinhos localizados nas regiões dorsal, pélvica e anal. 

Em humanos, podem provocar dor intensa localizada seguida de edema local, náuseas, tontura, fraqueza muscular, respiração ofegante e dor de cabeça. 

Origem do peixe-leão 


A espécie foi levada para os Estados Unidos para ser criada em aquário, mas escaparam para a natureza e, desde então, representam ameaça por não ter prepadores naturais.

Eles podem causar danos irreversíveis ao ecossistema marinho das regiões onde invadem. Costumam viver cerca de 15 anos e a até 300 metros de profundidade.

Peixes da espécie já foram achados no Oceano Atlântico Norte, no Caribe e, no Brasil, em Fernando de Noronha e na região Norte e em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

Veja também

About Redação

Veja também

Getúlio Belém Presidente da Câmara do Jaboatão lidera comitiva de cerca de 24 vereadores em apoio ao projeto de Eduardo da Fonte para o Senado

O presidente da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Getúlio Belém, lidera nesta sexta-feira (14) …