Numa série de reuniões entre as quinta (23) e sexta-feiras (24), no Recife, o secretário Nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, iniciou a articulação para implantação do programa “RU: na hora do pescado artesanal”. A ideia é que os restaurantes universitários das universidades federais de todo o país passem a adquirir alimentos oriundos da pesca artesanal local.
O assunto foi tratado, primeiramente, com o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro, e depois com o reitor Alfredo Macedo Gomes e o vice-Reitor Moacyr Cunha de Araújo Filho, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“A nossa meta é levar para a comunidade estratégias sanitárias, jurídicas, de gestão, assistência técnica e extensão pesqueira que facilitem e incentivem o desenvolvimento da atividade local. Esperamos com isso, expandir esse programa para outras universidades federais do país”, explicou Ramalho.
Direitos trabalhistas
Ainda no Recife, o secretário Nacional de Pesca Artesanal se reuniu no Recife com o procurador do Trabalho, Ulisses Carvalho, para tratar das condições de trabalho de pescadores e pescadoras artesanais no Brasil.
Ramalho quer fazer um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). “Desta forma serão planejadas políticas públicas que atendam às necessidades dos pescadores de acordo com a legislação trabalhista vigente”, pontuou o secretário.
Créditos das fotos: Ministério da Pesca e Aquicultura
Fonte: Prefeitura de Caruaru
Você precisa fazer login para comentar.