cultura-popular-marcou-a-terca-feira-de-carnaval-nos-polos-de-jardim-sao-paulo-e-casa-amarela

Cultura popular marcou a terça-feira de Carnaval nos polos de Jardim São Paulo e Casa Amarela

Prefeito João Campos visitou os dois polos nesta noite para conferir a programação diversificada. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Na última noite do Carnaval do Recife 2023, o prefeito João Campos esteve nos polos descentralizados dos bairros Jardim São Paulo, na Zona Oeste, e Casa Amarela, Zona Norte da cidade. No primeiro, o gestor municipal chegou ao polo no momento em que a tradição do Coco do Rosário mostrava a sua força no palco. No segundo, quem fazia a festa era Luciano Magno, com frevos bem conhecidos por quem é folião.

“A mistura de ritmos deu certo e é a marca do Carnaval do Recife. O nosso grande diferencial é que temos um volume muito grande de linguagens e tradições. Cada local da cidade tem uma tradição específica e a gente faz questão de que todo mundo tenha espaço e vez na programação do nosso Carnaval”, lembrou o prefeito, sobre a força da cultura popular que foi representada tanto nos polos centralizados quanto nos descentralizados no Carnaval do Recife 2023.

Em Jardim São Paulo, mais cedo, a noite contou ainda com o Afoxé Filhos de Dandalunda, o Clube de Boneco O Garoto da Ilha do Maruim, o Maracatu Nação Raízes de África, Mendes e sua Orquestra e Zenaide Bezerra e passistas, representando a cultura popular pernambucana. Depois, o público conferiu ainda Adiel Luna, Edilza Aires, Diogo Cabral e Valquíria Santana.

Para a professora Maria Santos, 51 anos, ter o Carnaval do Recife quase na porta de casa, em Jardim São Paulo, é uma alegria. “O Carnaval aqui está bom demais, maravilhoso. Depois de dois anos sem ter carnaval, adorei. Eu venho diariamente sozinha. Quem mora aqui já fica por aqui mesmo e não precisa sair para longe, muito bom”, opinou ela.

Já em Casa Amarela, os moradores e visitantes do bairro curtiram Cia Reversos, Orquestra Coletivo Frevo, Grêmio Recreativo Boi Pavão, Maracatu Nação Tigre, Bloco Carnavalesco Lírico Com Você No Coração logo no início da programação. Na sequência: Bule, Luciano Magno, Zé Brown, Cordel do Fogo Encantado e Dayanne.

A empregada doméstica Fátima Calisto, de 64 anos, contou que, por questões familiares, não pode ficar muito tempo longe de casa. Então, ter um palco animado e pertinho da sua residência faz com que ela não fique de fora da festa. “O Carnaval aqui e no Bairro do Recife está nota dez. O do Marco Zero eu vejo na televisão, e para curtir mesmo eu venho para esse polo de Casa Amarela. Eu tenho uma filha com necessidades especiais e não posso ir para muito longe nesses dias. Eu gostei muito de ver Josildo Sá antes de ontem, sou fã dele”, comentou.

CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …