Também foram realizados 245 testes rápidos para HIV/ Sífilis
Publicado por: Redação Secom, em: 19/02/23 às 16:02
A Secretaria de Saúde de Olinda foi acionada para 45 atendimentos em unidades de saúde relacionados ao Carnaval, espalhados pela cidade. As equipes da Vigilância Sanitária fizeram 145 inspeções que resultaram em 451 produtos apreendidos por estarem mal acondicionados, vencidos ou manuseados de forma incorreta, que poderiam comprometer a saúde dos foliões. O SAMU fez 18 atendimentos
Já o estande para testagem rápida para HIV/Sífilis ao lado dos Correios, no bairro do Carmo, fez 245 testes para as duas doenças. O equipamento vai funcionar nos quatro dias de folia, das 11h às 18h.
O atendimento é feito por demanda espontânea e o resultado sai em 15 minutos. Quem tiver o teste positivo é orientado a procurar uma unidade de saúde. Além disso, há um serviço no Hospital Tricentenário para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) HIV/Sífilis, Hepatite Virais e outras Infecções Transmissíveis (IST), através de uma parceria com Secretaria Estadual de Saúde, que consiste reduzir o risco de infecção com a doença.