Você conhece a história desse prédio imponente abandonado as margens da Av Barreto de Menezes em Prazeres ?
A câmara municipal do Jaboatão dos Guararapes a duas décadas iniciou o que seria para a época, a construção do seu novo prédio que unia 33 gabinetes e um plenário digno da segunda maior cidade do estado de Pernambuco.
Manoel Panta, que presidia à casa legislativa à época, construiu um enorme edifício ao lado do Palácio da Batalha onde hoje funciona a sede da prefeitura da cidade. Com 33 gabinetes, elevador, copa, estacionamento , sala de arquivos e um enorme plenário na sua cobertura, o prédio chegou a receber a visita do Senador e Ex-Vice presidente da República, Marco Maciel.
Após a saída de Panta da presidência, a construção foi paralisada e o terreno vendido pela prefeitura da cidade que na época, tinha como Prefeito Elias Gomes. Quase duas décadas após o início da construção, hoje o local serve para abrigar moradores que não tem moradia e, para infelicidade da cidade e de quem trafega na Av Barreto de Menezes, o retrato do que seria uma das maiores conquistas do legislativo da cidade está completamente abandonado.
Com quase R$50 milhões de reais por ano o poder legislativo funciona hoje em três anexos e tem seu plenário localizado nos fundos de uma casa alugada. Muito se esperou que com o aumento da arrecadação e novo duodécimo milionário à presidência da câmara faria algo para destacar o poder legislativo, porém, não será isso a prioridade do quarto mandato do presidente Adeildo da Igreja.
“É uma vergonha o prédio da câmara funcionar em um quintal no fundo de uma casa alugada a tantos anos. Entra presidente e sai presidente e a propriedade é sempre outra”, disse vereador se referindo a decisão da em ampliar o número de cargos ao invés de investir em uma nova sede própria para a câmara municipal. Faltou o vereador falar isso para seus pares e abdicar dos novos cargos.
Outro servidor que não iremos identificar disse que “Nem um banheiro descente a casa possui, tem gente que vai pro shopping quando quer usar o banheiro de tão precária que são as instalações”.
O Hoje Pernambuco visitou recentemente a câmara porém não encontrou esse banheiro “impróprio para uso”. A casa de fato é uma casa antiga, alugada, porém atende hoje ao que se propõe. Apenas alguns retoques em pintura já seriam suficientes para deixar a casa “apresentável”. Será que tem verba ?
Porém, de fato, o poder legislativo merecia uma estrutura nova para acolher os próprios vereadores e seus assessores, assim como os servidores efetivos e os munícipes que visitam a câmara municipal diariamente.
Até quando será assim? Fica a pergunta ! Até quando ?
Em tempo – O presidente da câmara ainda tem dois anos de mandato e tempo suficiente para deixar um legado positivo para a câmara municipal que ultimamente tem estampado as capas de jornais com notícias extremamente negativas.
Você precisa fazer login para comentar.