Com programação para todos os públicos, o cronograma antecede o tão esperado início da maior festa de rua do Brasil. Tumaraca – Encontro das Nações, fará um tributo ao Manguebeat na quinta (16) com a presença de Sandra Sá, Gabi da Pele Preta e Gilmar Bola 8. (Foto: Arquivo PCR)
Chegou a última semana para os foliões ansiosos pela maior festa de rua do país – mas que não querem ficar parados até o próximo sábado (18). A partir desta terça-feira (13), até sexta (17), várias prévias municipais agitam diversos pontos do Recife. Há eventos na Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Marco Zero, Rua da Moeda e Classic Hall, com o tradicional Baile da Pessoa Idosa. Serão desfiles de agremiações, Terça Negra, encontro de Mestres das Nações dos Maracatus, dos Afoxés, Caboclinhos e palco da Diversidade, entre outros.
Às 14h da terça (14), o Classic Hall abraça o Baile da Pessoa Idosa. Às 17h, saindo da Praça do Arsenal, tem o desfile itinerante de Agremiações, passando pela Rua da Moeda, Rua da Guia e Rua do Bom Jesus. Por fim, às 18h, no Pátio de São Pedro, há a Terça Negra Especial, que trará, entre outros nomes, o Coco Raízes de Arcoverde.
Na quarta (15), há Encontro de Mestres das Nações dos Maracatus, no Pátio de São Pedro, às 18h. Na Praça do Arsenal, também às 18h, tem o encontro de Caboclinho e desfile de Agremiações. Às 19h, no Marco Zero, acontece o ensaio geral das Nações de Maracatu.
A folia começa cedo na quinta (16). Às 15h, tem bloco político carnavalesco Nem com uma Flor, que completa 22 anos e conscientiza sobre a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher. O Acerto de Marcha acontece às 18h, no Pátio de São Pedro. No mesmo horário, na Rua da Moeda, tem a Quinta da Diversidade. Às 19h, tem o Encontro de Nações – Tumaraca, no Marco Zero, juntamente com o ensaio geral da abertura do Carnaval. Na sexta (17), todos os caminhos levam ao Marco Zero. A partir das 18h, tem apresentação das agremiações vencedoras do grupo especial do Carnaval 2020.
Toda a programação do Carnaval do Recife 2023 pode ser conferida em carnavaldorecife.com. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.
Bloco Nem com Uma Flor – Fundado em 2001, o bloco político carnavalesco “Nem com uma flor”, mantido pela Secretaria de Mulher, completa 22 anos de história e conscientização popular através de ação preventiva antes da abertura oficial do Carnaval. Nesta quinta-feira (16), às 15h, a agremiação ganha as ruas do bairro do Recife com o objetivo de conscientizar foliões e foliãs para a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher, bem como a divulgação dos serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero.
Ubuntu – A cerimônia acontecerá na quinta-feira da semana pré (16) e reunirá 26 afoxés que, juntos, evocam a proteção dos Orixás num convite que se estende aos brincantes. Uma preparação que começa às 6h com a preparação das ervas e culmina com a concentração dos afoxés e lavagem no Passeio Rio Branco em uma celebração compartilhada por todos a partir das 16h30
Tumaraca fará tributo ao Manguebeat – Na quinta à noite, o Marco Zero será tomado pela trovoada dos 700 batuqueiros de 13 nações de Maracatu de Baque Virado que integram o Tumaraca – Encontro das Nações. Esta será a vigésima edição do espetáculo que saúda e reverencia a ancestralidade negra e, para a edição de 2023, realiza um tributo de homenagem aos 30 anos do Movimento Manguebeat, com as participações da carioca Sandra Sá, além de Gilmar Bola 8, Gabi da Pele Preta, todos acompanhados do coral feminino Voz Nagô.
Quinta da Diversidade
A Prefeitura do Recife reforça a pluralidade carnavalesca da capital pernambucana e apresenta, na Rua da Moeda, a Quinta da Diversidade. A programação acontece na quinta (16) a partir das 18h e conta com atrações LGBTI como Lia Moraes, Alan K, Marcia Sampaio e Mylena Dantas, além de performances de Drags e Transformistas com o DJ João Guerra.
SERVIÇO
14/02, terça-feira
– 14h, Baile Municipal da Pessoa Idosa, Classic Hall
– 17h, Desfile Itinerante de Agremiações, Praça do Arsenal
– 18h, Terça Negra Especial, Pátio de São Pedro
15/02, quarta-feira
– 18h, Encontro de Mestres das Nações dos Maracatus, Pátio de São Pedro
– 18h, Encontro de Caboclinhos e Desfile de Agremiações, Praça do Arsenal
– 19h, Ensaio Geral das Nações de Maracatu, Marco Zero
16/02, quinta-feira
– 14h, Bloco Político Carnavalesco Nem Com Uma Flor, Praça do Arsenal
– 15h, Ubuntu, Encontro dos Afoxés, Marco Zero
– 18h, Acerto de Marcha, Pátio de São Pedro
– 18h, Palco da Diversidade, Rua da Moeda
– 19h, Encontro das Nações (Tumaraca), Marco Zero – Um tributo ao Manguebeat, com Gilmar Bola 8, Gabi da Pele Preta e Sandra Sá