O presidente Lula inicia nesta quinta-feira viagem aos Estados Unidos. A visita do presidente brasileiro acontece a convite do presidente Biden e marca a retomada das relações entre os dois países. Na viagem serão tratados temas como democracia, direitos humanos e meio ambiente.
Aliás, antes de embarcar, o presidente Lula utilizou as redes sociais para enviar a seguinte mensagem: “Queremos construir relações de parceria e crescimento entre nossos países, pelo desenvolvimento da nossa região e debater ações pela paz no mundo e contra as fake news.”
O enfrentamento à radicalização política e ao discurso de ódio no espaço virtual é uma das questões comuns enfrentadas pelos dois países.
Na agenda, também será dada uma atenção especial a temas como combate à fome e à pobreza em âmbito global, direitos dos povos indígenas e combate ao racismo. Além da situação dos 2 milhões de brasileiros que vivem nos Estados Unidos, onde vive nossa maior comunidade no exterior.
No meio ambiente, a reativação do compromisso brasileiro com a conservação ambiental e a busca de um maior engajamento dos países desenvolvidos no cumprimento de seus compromissos de financiamento na área climática.
E no campo econômico, a busca por mais investimentos, principalmente na transição energética e geração de energia limpa, e uma maior integração das cadeias produtivas.
Além do compromisso na Casa Branca, o presidente Lula tem encontro, nesta sexta-feira, com o senador Bernie Sanders, e agenda marcada com parlamentares democratas, representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais.
Acompanham Lula na viagem aos Estados Unidos, os ministros de Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, Meio Ambiente, Marina Silva e da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A volta de Lula ao Brasil está prevista para o sábado.
Fonte: Agência Brasil