Os EUA enviaram sistemas de lançamento de mísseis Himars para a Ucrânia — mas podem tê-los modificado para que não atinjam o território russo. — Foto: EPA via BBC
Washington sugeriu a implantação de mísseis de médio alcance no Japão como parte de um plano para reforçar as defesas contra a China ao longo dos mares do Leste e do Sul da China, informou o jornal Sankei neste sábado, citando pessoas não identificadas envolvidas com os Estados Unidos e o Japão.
A implantação das forças dos EUA no Japão pode incluir armas hipersônicas de longo alcance e Tomahawks, informou o jornal, acrescentando sem citar fontes que Tóquio está prestes a iniciar uma discussão séria para aceitar a implantação.
Embora a localização seja incerta, o Sankei disse que o Japão está considerando a ilha de Kyushu, no Sul, como uma possibilidade. Não ficou claro no relatório se o Sankei estava citando uma ou várias fontes.
O Japão e os Estados Unidos querem reforçar as ilhas que separam o Mar da China Oriental do Pacífico Ocidental porque estão perto de Taiwan – uma ilha governada democraticamente que a China reivindica como seu próprio território – e fazem parte do que os planejadores militares chamam de “Primeira Cadeia de ilhas’ estendendo-se até a Indonésia que cerca as forças chinesas.