O deputado Rodrigo Bacellar, do PL, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira.
Em eleição de chapa única, o candidato do governador Claudio Castro teve o voto de 56 parlamentares, depois que o colega de partido Jair Bittencourt retirou sua candidatura, que sinalizava um racha na legenda. 13 deputados de partidos de esquerda e centro-esquerda se abstiveram.
A sessão teve votação nominal e aberta, com declaração de voto pelos parlamentares, depois que o desembargador Luís Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça, derrubou decisão liminar do Tribunal de Justiça do Estado que determinava votação secreta.
Em seu discurso após a proclamação de votos, o presidente Rodrigo Bacellar agradeceu o apoio do governador à sua candidatura.
O deputado Carlos Minc, decano da Alerj, que presidiu a eleição da mesa diretora, foi um dos parlamentares da esquerda que se absteve. Ele justificou a decisão.
Também foram empossados na sessão outros oito parlamentares da chapa Rio Unido eleitos para integrar a Mesa Diretora da casa.
Fonte: Agência Brasil