Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomaram posse em Brasília, nesta quarta-feira (01).
Devido à presença de familiares dos eleitos, membros do Executivo e de delegações estrangeiras, a Câmara recebeu cerca de 2 mil e 600 pessoas para a cerimônia que marcou o início da legislatura de número cinquenta e sete do Congresso Nacional.
Para tomar posse, os parlamentares precisaram jurar cumprir a Constituição nos termos apresentados pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira.
A chamada nominal dos parlamentares precisou ser brevemente suspensa porque o ex-senador Benedito de Lira, pai do presidente da Casa, Arthur Lira, passou mal e precisou ser retirado do plenário.
Dos 513 políticos, 202 estão no primeiro mandato, o que representa 39% do total. Essa renovação é inferior à registrada em 2019, quando 47% dos parlamentares eram novatos.
Dos eleitos, pelos menos oito parlamentares devem se licenciar do cargo para conduzir um ministério no governo Lula, entre eles, a deputada da Rede paulista, Marina Silva, do PSOL de São Paulo, Sônia Guajajara, e Juscelino Filho, do União Maranhense.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.