prefeitura-do-recife-promove-acoes-de-saude-para-celebrar-o-mes-da-visibilidade-trans

Prefeitura do Recife promove ações de saúde para celebrar o mês da visibilidade trans

Atividades educativas, roda de diálogo, Práticas Integrativas e Complementares e divulgação dos serviços de referência da rede municipal estão dentro da programação. (Foto: Ikamahã/SESAU)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo, ao longo desta semana, diversas ações para celebrar o “Dia Nacional da Visibilidade Trans”,  comemorado no próximo domingo, 29 de janeiro. Atividades educativas, roda de diálogo, Práticas Integrativas e Complementares, divulgação dos serviços municipais de referência, além da distribuição de materiais informativos, preservativos e sachês de gel lubrificantes, estão dentro da programação. 

Nesta quarta-feira (25), o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, localizado na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, vai realizar, em parceria com o Grupo O Boticário, o cadastro de usuários trans para o programa de captação de talentos da empresa. A ação, voltada para aqueles atendidos no local, ocorre às 13h, no auditório da Policlínica. As inscrições são gratuitas e  devem ser realizadas através do link: https://bit.ly/3H0tqIL

Já na quinta-feira (26), a partir das 8h, o Ambulatório LBT, localizado no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, vai promover rodas de diálogo e distribuição de material informativo na unidade hospitalar. O objetivo é chamar atenção da população sobre o combate à transfobia, respeito às pessoas trans e garantia de acesso aos serviços de saúde. 

A ação será realizada por médicos, psicólogos e assistentes sociais do Ambulatório, que, vão aproveitar o momento para divulgar o trabalho realizado no espaço. O serviço, que tem 911 pacientes cadastrados, entre lésbicas, bissexuais e transgêneros, garante assistência integral aos pacientes LBT, com todas as especialidades médicas e multiprofissionais do HMR, além de exames clínicos e de imagem.

Ainda na quinta (26) e na sexta-feira (27), será realizado o projeto Saúde na Pista, voltado para profissionais do sexo transexuais e travestis. Na ocasião, os profissionais da Sesau vão distribuir preservativos e sachês de gel lubrificantes. Além disso, vão levar orientações sobre os ambulatórios voltados para população LGBTQIA da capital e os serviços de profilaxias Pré-Exposição (PrEP) e  Pós-Exposição (PeP) ao HIV. 

No sábado (28), durante a 3ª Edição do Festival Cultural Trans, no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, às 18h, haverá distribuição de preservativos e sachês de gel lubrificantes, além material informativo sobre saúde sexual e reprodutiva e os ambulatórios voltados para população LGBTQIA da capital. 

Fechando a programação, na próxima terça-feira (31), os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) vão realizar atividades bioenergéticas com travestis e transexuais idosas que fazem parte da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE). O trabalho será realizado, às 10h, na sede do projeto, no bairro da Boa Vista.

DIA NACIONAL – As pessoas transgêneras (transexuais, travestis e não binárias) são aquelas que não se identificam com o gênero ao qual foi designado em seu nascimento. O Dia Nacional da Visibilidade Trans, instituído em 2004, após o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, é um marco na história do movimento contra a transfobia e na luta por direitos das pessoas trans.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …