no-recife,-cozinha-comunitaria-do-gurupe-e-referencia

No Recife, Cozinha Comunitária do Gurupé é referência

Gerenciado pela Secretaria-Executiva da Assistência Social do Recife, equipamento municipal funciona há 19 anos em Afogados e oferece, de segunda a sexta, 200 refeições à população mais vulnerável. Equipe do Cabo de Santo Agostinho veio conhecer experiência. (Foto: Alessandro Potter/PCR)

A Cozinha Comunitária do Gurupé recebeu, nesta sexta-feira (20), representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Programas Sociais, para conhecer o funcionamento e modelo de gerenciamento do equipamento municipal. A cozinha foi requalificada recentemente pela Prefeitura do Recife.  A visita técnica foi guiada pela equipe da Unidade de Segurança Alimentar e Nutrição, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, onde foram apresentados os processos e fortalecido o diálogo com o foco na troca de experiências. O município vizinho pretende inaugurar o primeiro equipamento dessa natureza na Comunidade Quilombola Onze Negras e veio à capital pernambucana buscar referências de administração.

A gestora Natália Outtes, da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, foi quem guiou a visita. “Essa experiência é uma forma de fortalecer ainda mais o diálogo sobre a promoção ao direito à alimentação adequada à população mais vulnerável. É muito grandioso saber que Recife é uma referência nesse processo, pois nosso compromisso é atender com dignidade e fortalecer o diálogo para debater o combate à fome”, disse Natália. Ela ainda reforçou que as portas estão abertas para outros municípios e para a população.

Localizada na Rua do Gurupé, número 253, no bairro de Afogados, a Cozinha Comunitária do Gurupé funciona há 18 anos e foi resultado do Programa Fome Zero, numa parceria da Prefeitura do Recife com a associação de moradores. A gerência do equipamento é de responsabilidade da Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife, que custeia os insumos para a preparação dos alimentos e a equipe multiprofissional que atua no equipamento.

Uma das representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho foi a gerente da Proteção Social Básica, Flávia Brissan, que reiterou o acolhimento e disponibilidade da equipe durante a visita. “Nossa intenção era vivenciar o dia a dia de uma cozinha comunitária e viemos ao Recife pela referência do gerenciamento realizado na Cozinha do Gurupé. Observamos um excelente trabalho, não só para combater a insegurança alimentar quanto para fortalecer os vínculos comunitários”, afirmou a gestora.

REQUALIFICAÇÃO – A Cozinha Comunitária do Gurupé foi requalificada pela Prefeitura do Recife em dezembro de 2022. Antes da reforma, 60 refeições eram preparadas de segunda a sexta-feira. Agora, com a melhoria, o equipamento é capaz de ofertar 200 almoços. A iniciativa reforça o comprometimento do poder público municipal para garantir a Segurança Nutricional e Alimentar (SAN) da população recifense mais vulnerável.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …