Ação resultou no resgate de um cavalo e a apreensão de uma carroça, na última quinta-feira (24)
O canal de denúncias contra maus-tratos a animais disponibilizado pela Secretaria Executiva de Direito dos Animais (SEDA) resultou em uma operação de fiscalização, na última quinta-feira (24). O animal, um cavalo que estava desnutrido e muito machucado, foi resgatado pelo Centro de Vigilância Ambiental do Recife (CVA), mas não resistiu e morreu. A ocorrência aconteceu no início da Avenida Alfredo Lisboa, no Recife Antigo, próximo à Ponte Giratória.
O equino foi forçado a puxar uma carroça com vários quilos de alimentos por um homem, de 33 anos. A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (DEPOMA), foi acionada e registrou em flagrante delito ocorrência de crueldade contra animais. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor deste homem, que foi liberado e responderá ao crime em liberdade.
A SEDA conta com o canal de denúncias pelo telefone 4042-3034, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e foi por este número que um cidadão denunciou o crime. Em 2021, foram quase mil denúncias por este canal. Outra possibilidade é através da Ouvidoria Geral da Prefeitura do Recife, por meio do telefone 0800-281-0040.
Ao chegar no local, os servidores da SEDA ainda aplicaram soro no animal, que estava machucado e desmaiado às margens da via. A Prefeitura do Recife autorizou que o carroceiro retirasse todos os seus pertences antes da retirada dos pertences do carroceiro no ato de apreensão da carroça pela Secretaria de Políticas Urbanas e Licenciamento (SEPUL).