Plenárias ampliadas serão realizadas nos oito distritos sanitários da capital pernambucana. Nos encontros, cidadãos poderão falar sobre os desafios da saúde local
Começa na próxima quarta-feira (18), a primeira das oito plenárias ampliadas que serão realizadas em todos os distritos sanitários da capital pernambucana, contemplando as microrregiões de cada um. Essa é uma etapa preparatória da 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife, que acontecerá em março. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) da cidade.
A conferência terá como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Diferente dos anos anteriores, nesta edição não serão feitas plenárias microrregionais e distritais antes do evento. Devido ao cronograma definido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para realização da etapa municipal, o CMS-Recife optou por unificar as microrregionais e realizar as plenárias ampliadas. Por isso, a eleição dos delegados que representarão cada distrito sanitário será disputada em ampla concorrência.
Outra mudança é que não haverá mais limite da capacidade de participantes – em 2021 e 2022, devido às diretrizes dos planos estadual e municipal de convivência com a covid-19, houve limitação de público. A primeira plenária ampliada será realizada na quarta-feira (18), às 19h, na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. Nos encontros, os cidadãos poderão falar sobre os desafios da saúde local.
Este ano a 16ª Conferência Municipal de Saúde do Recife será uma etapa preparatória da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco e da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O evento da capital pernambucana tem como objetivo ouvir a população sob um olhar mais ampliado para os desafios da saúde, eleger os delegados representantes dos oito distritos sanitários e aprovar oito propostas, uma por eixo temático, que seguirão para a etapa macrorregional.
Confira o calendário das plenárias ampliadas:
-
Distrito Sanitário I: 26 de janeiro
Local: Escola Reitor João Alfredo, 752, Ilha do Leite (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário II: 3 de fevereiro
Local: Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães: Av. João de Barros, 1769, Encruzilhada (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário III: 1º de fevereiro
Local: Escola Municipal Professor Nilo Pereira: Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário IV: 18 de janeiro
Local: Escola Municipal Diná de Oliveira: Rua São Mateus, s/n, Iputinga (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário V: 31 de janeiro
Local: Escola Municipal Amaury de Medeiros: Rua São Miguel, 720, Afogados (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário VI: 9 de fevereiro
Local: Universidade Tiradentes (UNIT): Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 3905, Imbiribeira (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário VII: 7 de fevereiro
Local: Escola Municipal São Cristóvão: Rua Cassiterita, 395, Guabiraba (das 19h às 22h)
-
Distrito Sanitário VIII: 11 de fevereiro
Local: Escola Municipal Carlúcio de Souza Castanha Junior: Rua Pernambuco, s/n, UR-1/Cohab (das 14h às 17h)
Você precisa fazer login para comentar.