prefeitura-lanca-video-para-marcar-o-tradicional-carnaval-da-pessoa-idosa

Prefeitura lança vídeo para marcar o tradicional Carnaval da Pessoa Idosa

O Bloco “Vivas para a Velhice” não vai desfilar, mas poderá ser acompanhado por quem tanto aprecia o carnaval do Recife

Sede de um dos carnavais mais tradicionais do país, Recife não terá programação oficial da festa momesca este ano. Pelo segundo ano consecutivo, considerando os registros de casos de covid e da gripe Influenza, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos. Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), por meio da Gerência da Pessoa Idosa(GPI) reinventa-se para desenvolver ações que respeitem as regras determinadas pelas autoridades sanitárias e gestão pública e lançou, nesta terça-feira(22), um vídeo em evento on line, mostrando a alegria e animação de Pessoas Idosas dos Grupos de Convivência da Cidade. O Bloco “Vivas para a Velhice” não vai desfilar, mas poderá ser acompanhado por quem tanto aprecia o carnaval.

A evolução do Bloco “Vivas para a Velhice” que neste ano teria sua segunda apresentação, poderá ser vista no celular, com gravações caseiras de quem gosta do período momesco e  tratadas por uma empresa produtora de vídeos e roteiros.

Ana Rita Suassuna,  secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, participou do lançamento do vídeo e  lembrou dos bailes realizados pelo município com a participação das pessoas idosas e aproveitou o momento para agradecer ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife e aos grupos de Convivência.  “A intenção hoje é promover um pouco de lazer e cultura, em tempos tão delicados e difíceis para esse grupo social”, destaca.

Já a gerente da Pessoa Idosa (GPI), Cacilda Medeiros, lembra que as pessoas idosas, compreendendo a importância do distanciamento social, aceitaram o convite para brincar o Carnaval de um jeito diferente, mas sem deixar de mostrar o jeito pernambucano de vivenciá-lo. Ela  ressalta que a atuação da GPI é direcionada para o segmento idoso em geral, e que elegeram para esta ação seu público mais específico: os Grupos de Convivência de Pessoas Idosas do Recife cadastrados. “Ao longo de muitos anos, trabalhamos com essas pessoas, sempre presentes nos grandes eventos como o Carnaval e o São João”, relata.

A proposta do vídeo é mostrar a importância do Carnaval como uma festa presente no imaginário das pessoas idosas, principalmente, e para marcar esta data tão comemorada pelaGPI, ao longo dos últimos anos, para deleite de foliãs e foliões com 60 anos de idade e mais. A divulgação será realizada nas redes sociais da Gerência da Pessoa Idosa Facebook, Youtube e Instagram. O vídeo tem duração de 3 minutos e foi dirigido por Amanda Menelau e a edição de imagens é de Victor Giovanni. Uma novidade para este ano é a criação de um Hino para o ‘Bloco Vivas para a Velhice’, composto por Albemar Araújo, conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), e por Kiko Santana.

Além dos Grupos de pessoas idosas, participam do vídeo a Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa, do ano de 2020, Fátima Fusca, e o Rei do Carnaval da Pessoa Idosa, do ano de 2020, Fred Salim, presenças significativas e primordiais para o evento. Ruanna Oliveira e Marcone Santos, majestades do Carnaval do Recife 2020, também participaram do vídeo. 

A rainha do Carnaval da Pessoa Idosa, Fátima Fusca, 65 anos,  confessa que o carnaval faz parte da sua vida e se considera feliz pela oportunidade de ter participado da gravação do Bloco Vivas para a Velhice, exercendo seu reinado conquistado em 2020.  “Em tempos difíceis da pandemia, que ainda não acabou, o melhor mesmo é preservar a nossa saúde, fazendo o distanciamento social, pois dessa forma estamos protegendo também a saúde dos nossos entes queridos e amigos e, no próximo, ano estaremos todos juntos outra vez”, ressalta Fátima.

O bailarino e coreógrafo, Fred Salim, 70 anos, também diz que carrega o Carnaval no coração e que adorou ter participado do vídeo ao lado da rainha do Carnaval da Pessoa Idosa. “Já tomei todas as vacinas, procuro não frequentar ambientes com muita gente e obedeço todas as normas, inclusive usando duas máscaras, pois precisamos ter os cuidados necessários porque a pandemia ainda não acabou”, adverte.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …