Os pais, mães e cuidadores de crianças de 5 a 11 anos poderão, a partir desta sexta-feira (6), realizar a ampliação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 nas crianças desse grupo. Antes, o esquema vacinal primário dessa faixa etária previa apenas a aplicação da 1°e 2° dose. Com a mudança, agora, as crianças receberão também a dose de reforço, chamada de 3ª dose.
A mudança foi comunicada aos municípios pernambucanos na manhã desta quinta-feira (5), por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – SES/PE via Nota Técnica do Ministério da Saúde (n° 406/2022). De acordo com a NT Ministerial, a dose de reforço deverá ser realizada com o imunizante do fabricante Pfizer/BioNTech, respeitando o intervalo de quatro meses entre a segunda dose e a dose de reforço.
A nota técnica justifica ainda a necessidade da aplicação da dose de reforço devido à redução da resposta imune às vacinas e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não foram atingidas as coberturas vacinais esperadas para o público infantil.
Quanto a segurança do imunizante, o fabricante garante que a vacina é segura para a faixa etária e alerta que nenhum evento adverso grave foi relatado.
A vacina está disponível para a população na Via Parque, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 19h30. Aos sábados, o horário é das 8h às 13h. Os pais ou responsáveis deverão levar a criança junto com a caderneta de vacinação e o cartão SUS ou CPF.
Foto: Prefeitura de Caruaru
Fonte: Prefeitura de Caruaru