Neste sábado (19), ação da Prefeitura do Recife levou orientações sobre o cuidado com pets e ainda colocou a vacina antirrábica dos bichinhos em dia. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Serviços veterinários totalmente gratuitos chegaram ao bairro do Ibura, neste sábado (19), com o projeto Olhar Animal. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), o Olhar Animal esteve na Escola de Referência Apolônio Sales, localizada na Rua Professor José Brasileiro Vila Nova, n 38, no Ibura de Baixo, das 9h às 12h. Ao todo foram 183 atendimentos.
A dona de casa Luciana Arantes, de 36 anos, foi até lá e conseguiu consulta e vacinação para o seu gatinho. Neném, de 2 anos, recebeu atendimento de médicos veterinários. “Ele está doente e agora eu consegui a orientação correta para que ele fique bom logo. O médico me orientou e passou os remédios necessários, fiquei muito satisfeita com o serviço e, mais ainda, por ser tudo gratuito para a população”, afirmou.
“O projeto Olhar Animal é mais um programa da Prefeitura do Recife voltado para o bem-estar e saúde animal. Nesta segunda edição, damos continuidade ao trabalho que oferece assistência veterinária de forma gratuita, indo pessoalmente até às comunidades”, destacou o secretário executivo da SEDA, Luís dos Anjos.
Profissionais da medicina veterinária estiveram a postos realizando consultas clínicas e aplicando vacina antirrábica nos animais de pequeno porte, como cães e gatos, com idades a partir de 4 meses. Na oportunidade, os tutores também receberão informações e cartilhas a respeito de seus deveres enquanto responsáveis pelos animais e os direitos dos pets. Com o projeto, a Prefeitura do Recife garante a democratização aos serviços essenciais para o bem-estar animal.
O projeto Olhar Animal leva médicos veterinários aos bairros da cidade. Os profissionais estarão a postos para realizar consultas clínicas e aplicar vacina antirrábica nos animais de pequeno porte, como cães e gatos, com idades a partir de 4 meses. Na oportunidade, os tutores também receberão informações e cartilhas a respeito de seus deveres enquanto responsáveis pelos animais e os direitos dos pets. Com o projeto, a Prefeitura do Recife garante a democratização aos serviços essenciais para o bem-estar animal. O espaço também estará aberto para denúncia de maus-tratos.
A dona de casa Luciana Arantes, de 36 anos, levou seu gato Neném, de 2 anos, até a escola. “Meu gatinho está doente e eu não tenho condições de pagar as consultas. Por isso, fiquei muito feliz quando soube dessa ação. Aqui, recebi as orientações sobre como tratar o problema dele e ele ainda recebeu a vacina”, contou.
Para ter acesso aos serviços, a população só precisou apresentar um documento oficial com foto, podendo ser RG ou CNH, além de CPF e comprovante de residência com CEP do Recife. Dentro do projeto Olhar Animal, todos os atendimentos são gratuitos. Servidores municipais também fizeram a divulgação dos serviços oferecidos pela SEDA, como o agendamento de castração, instruindo a população como utilizá-los. Essas orientações fazem parte da iniciativa, que tem por objetivo oportunizar o acesso ao tratamento regular de saúde dos animais de estimação.
“Fiquei muito satisfeita com o serviço. Fomos muito bem recebidos, os veterinários foram super atenciosos e pela primeira vez eu pude tirar todas as dúvidas que eu tinha sobre a nossa cachorrinha”, disse Maria Clara, de 19 anos, que levou a cachorrinha Kiara para uma consulta e também para a vacina.
No Olhar Animal, é possível que o médico veterinário identifique a necessidade de realizar consultas e/ou exames complementares, e aí o caso poderá ser encaminhado para o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, equipamento subordinado à SEDA.