Turismo acessível é colocado em pauta para os atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da cidade (Foto: Dondinho/Seturl-Recife)
Garantindo acesso à informação turística para todas as pessoas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promoveu, na manhã desta quinta-feira (17), um workshop para os atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) com o tema Atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco.
Ao todo, 24 profissionais que atuam diretamente com o turista serão contemplados. A formação foi ministrada por Dida Duque e Rafaela Nunes, ambas da Gerência da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, no Paço do Frevo. Os beneficiados pelo workshop atuam nos CATs do Recife, são eles: o CAT Ambiental do Segundo Jardim; e os CATs do Shopping Recife, Praça do Arsenal, Pracinha de Boa Viagem, Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e Aeroporto Internacional do Recife.
“Quando falamos em Turismo, temos que contemplar todas as pessoas. Uma formação pensada para o atendimento à pessoa com deficiência é sensibilizar e quebrar barreiras que muitas vezes são colocadas pela própria sociedade e, por isso, é também uma questão de política pública”, afirmou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.
Dentro das ações de políticas públicas para o setor turístico, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife organizou uma série de atividades que buscam desenvolver o Turismo Acessível como produto turístico do Recife. Essas iniciativas fazem parte do plano de transformação do Recife em um Destino Turístico Inteligente (DTI), projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Acessibilidade é um dos pilares de governança da chancela, assim como sustentabilidade, tecnologia e inovação.
“Os CATs são de fundamental importância para os visitantes que chegam a Pernambuco e essas capacitações são essenciais para que possamos receber e orientar os turistas da melhor forma, principalmente no que diz respeito às pessoas com deficiência”, afirma o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Discutir acessibilidade dentro do Turismo é garantir igualdade de oportunidades de lazer e importante diferencial quando o assunto é posicionamento enquanto destino turístico. Dentro do projeto de turismo acessível pensado para a cidade estão previstas também outras ações como o mapeamento da acessibilidade universal do turismo no Recife, levantando os pontos acessíveis nos atrativos, hotéis, bares e restaurantes da cidade; criação de um Guia do Turismo Acessível no formato de E-book, a ser trabalhado online e offline; e desenvolvimento de um Manual de Recomendações de Acessibilidade.