O processo para ouvir a sociedade, os inspetores sanitários e os setores regulados pelo órgão se estende até o próximo dia 28. Escuta é feita através do site Conecta Recife
A Prefeitura do Recife prorrogou o prazo final para realização da consulta pública sobre os serviços prestados pela Vigilância Sanitária (Visa) da capital. A medida foi necessária devido à baixa adesão à escuta, cujo objetivo é ouvir a sociedade, os inspetores sanitários e os setores regulados pelo órgão. Os públicos-alvo têm até o dia 28 de dezembro para responder ao questionário, que está disponível no site Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/844).
A consulta pública pretende aperfeiçoar os processos de trabalho e as ações realizadas pela Vigilância Sanitária da cidade. Após o término da pesquisa, os resultados receberão tratamento estatístico de forma sigilosa, sem a identificação dos participantes. “É muito importante que as pessoas participem porque, a partir dessas informações, poderemos identificar as potencialidades, desafios e sugestões apontadas e qualificar ainda mais o serviço prestado pela Visa”, explica a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.
A Vigilância Sanitária é constituída por um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. A Visa Recife trabalha diariamente na fiscalização dos estabelecimentos comerciais que exercem atividades de interesse à saúde; como o comércio de alimentos, consultórios médicos, salões de beleza, farmácias, entre outros.
Os profissionais realizam investigações de surtos alimentares, atendimento a denúncias, inspeções, ações educativas para a população em geral e para o setor regulado pela Visa. Para isso conta com uma equipe multidisciplinar de inspetores sanitários que atuam de segunda a sexta no horário comercial, além de uma equipe noturna que é responsável por realizar as inspeções em estabelecimentos que só funcionam nesse horário.