integrantes-do-cmaso-participam-de-formacao-sobre-politica-publica-da-assistencia-social

Integrantes do CMASO participam de formação sobre Política Pública da Assistência Social

Capacitação ocorreu durante a semana

Publicado por: Redação da Secom, em: 15/12/22 às 13:31

Por: Pattricia Viviane

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conselheiros representantes da Sociedade Civil e do Poder Público participaram, nos dias 13 e 14 de dezembro, de uma capacitação importante para Olinda. Foi realizada a formação sobre a Política Pública da Assistência Social e avaliação das atividades do Conselho Municipal da Assistência Social de Olinda – CMASO e Planejamento das Atividades 2023. O evento ocorreu no Hotel Amoaras Resort, Paulista, e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A formação se propôs a capacitar importantes temáticas para os conselheiros, permitindo uma reflexão sobre seu papel na Política Nacional de Assistência Social, o SUAS e o Controle Social. De acordo com o secretário da pasta, Paulo Roberto Souza Silva, o planejamento já faz parte da rotina do CMASO – Olinda e o encontro de trabalho realizado com os conselheiros para a elaboração demonstra a compreensão sobre essa importante ferramenta no processo de efetivação do controle social. Ela auxilia ter maior clareza dos objetivos, do tempo para realizá-los, dos recursos para fazê-lo e da identificação dos responsáveis diretos pela ação.

“De forma geral, a formação foi rica e proveitosa, sendo uma oportunidade de discutir e repensar o planejamento do Conselho, atendendo às diretrizes e às peças orçamentárias, de ter uma maior participação do Conselho na elaboração e aprovação das peças da LDO e PPA, e o Papel dos Conselheiros”, disse Paulo Roberto. Além disso, também se discutiu sobre instrumentos de fiscalização, monitoramento e dos recursos, avaliação, planejamento anual do Conselho em relação às deliberações de conferências municipais.

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …