semana-de-preservacao-“olinda-40-anos-de-patrimonio-mundial”-segue-com-atividades-gratuitas,-nesta-quarta-e-quinta-feira

Semana de preservação “Olinda 40 Anos de Patrimônio Mundial” segue com atividades gratuitas, nesta quarta e quinta-feira

Semana de preservação “Olinda 40 Anos de Patrimônio Mundial” segue com atividades gratuitas, nesta quarta e quinta-feira

Cinema, teatro, dança e apresentações musicais, ao ar livre, fazem parte da programação especial

Publicado por: Redação da Secom, em: 13/12/22 às 16:10

Nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), seguem as atividades da “Semana de Preservação – Olinda 40 Anos de Patrimônio Mundial”. A iniciativa, que se estende até a sexta-feira (16), faz parte da celebração das quatro décadas do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. A iniciativa está promovendo discussões e atrações, em diferentes pontos, abordando a conscientização sobre este importante marco da cidade.

Neste terceiro dia de programação, os destaques ficam por conta da apresentação de um espetáculo cultural de dança, promovido pelas companhias Criart e Marim Brincante. A encenação acontece, a partir das 17h30, no pátio externo da Catedral Metropolitana, localizada no Alto da Sé. Já por volta das 19h, será a vez da exibição de vídeos do projeto Viva Olinda, coordenado pela cineasta Kátia Mesel. O trabalho será disponibilizado para comunidades do entorno do Sítio Histórico, na praça do Amaro Branco.

Já no quinto e penúltimo dia de atividades, além das palestras e capacitações técnicas que compõem o circuito especial, o público poderá conferir uma feira típica e cultural, com apresentações musicais. O movimento acontece na tradicional Praça Monsenhor Fabrício, em frente ao Palácio dos Governadores, sede do executivo municipal. Entre os artistas elencados estão Washington Paz, Andrea Morena, Eduardo Rossi e Banda RC-70. Orquestras de frevo também vão empolgar os presentes, trazendo o verdadeiro clima da Marim dos Caetés.

História


Motivo de orgulho para Pernambuco, o caminho para Olinda se tornar Patrimônio Mundial começou em 1937, quando os principais monumentos do Sítio Histórico foram tombados. A partir daí, uma série de ações foram implementadas para preservação do conjunto arquitetônico, histórico e cultural da cidade. Em 1980, o Congresso Nacional concedeu à cidade o registro de Monumento Nacional. Dois anos depois, em 1982, a Unesco conferiu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, tornando-se a segunda cidade brasileira a receber tal honraria.

Clique aqui e confira a programação da Semana de Preservação 2022

About Redação

Veja também

Expectativas para 2025: Que mudanças a população deve esperar para o início do ano? Reforma administrativa ideal existe ?

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco À medida que nos aproximamos de 2025, as …